Este é o título do artigo do The New York Times que destaco hoje.
Quando pediram aos leitores para enviarem as suas dúvidas sobre o coronavírus, o jornal americano refere que uma das questões mais comuns era precisamente sobre o facto de os óculos embaciarem durante o uso da máscara. O jornal pediu a ajuda da professora Shan Soe-Lin, que leciona na área da saúde, no Yale Jackson Institute for Global Affairs, EUA. O conselho é: apertar bem a máscara. “Se o ar está a sair do topo do máscara, então é por que não está a usar a máscara corretamente”, explica a docente. “A maior parte da respiração deve passar pela máscara. Se sentir o ar a entrar ou a sair pela máscara, aperte os laços.” Por isso, cola-se, em ambiente hospitalar, a máscara ao nariz, com fita adequada ao efeito.
Outro truque é colocar os óculos por cima da máscara. Mas não resulta a 100%.
O jornal recorda ainda um artigo de 2011, no qual um cirurgião britânico mostra que lavar os óculos com água e sabão e deixá-los secar ao ar pode ajudar. O sabão age como um surfactante – que atua na superfície – e a água com sabão gera uma espécie de filme fino que impede as moléculas de água de formarem gotículas que dão origem ao nevoeiro.
Há quem adote também soluções caseiras: do vinagre ao creme de barbear. Podemos experimentar tudo, menos a técnica dos nadadores (cuspir nas lentes para desembaciar), que nesta altura de pandemia está fora de questão.