Mohammed Bin Rashid Library, Dubai, Dia Mundial das Bibliotecas

Dia Mundial das Bibliotecas

Dia Mundial das Bibliotecas Biblioteca-Japão

Yusuhara Community Library – Japão – Dia Mundial Bibliotecas

Nunca fui rato de biblioteca. Apenas porque não calhou. A rádio e a televisão atravessaram-se no caminho e aquilo que podia ter sido uma vida devota a arquivos arqueológicos passou a integrar alinhamentos e guiões de programas. Lêem-se muito bem. Mas, como sabem e já aqui confessei, tenho sempre um trunfo na manga: como quem diz, um livro debaixo do braço, para devorar nos intervalos em que a câmara está off.

Leio imenso nos bastidores e nos estúdios. Os livros tranquilizam-nos as ideias, tornando-as mais claras e nítidas. Os livros dão mundo, como sabemos. E hoje, Dia Mundial das Bibliotecas, partilho uma missão adiada. Ler um livro numa destas duas bibliotecas que em comum, apenas têm o facto de promoverem a leitura.

Nunca estive em nenhuma delas. Descobri-as pela imprensa, enquanto lia. Mas sonhar é grátis 🙂 Além de que é a única forma de viajar em segurança, nos tempos que correm.

A primeira fica no Japão. Chama-se Yusuhara Community Library e é conhecida por funcionar como ponto de encontro entre várias gerações. A estrutura de madeira (o arquiteto japonês Kengo Kuma tem o hábito de usar madeira e materiais locais) assemelha a biblioteca a uma floresta. É um espaço acolhedor que também recebe palestras e concertos. É um espaço onde, segundo a descrição, é possível ler em qualquer recanto.

A segunda fica no Dubai.  A Biblioteca Mohammed Bin Rashid começou a ser construída em 2016, o ano da leitura, no Dubai, tem sete andares de altura, mais de quatro milhões de livros e o seu desenho é inspirado na forma de um livro. Para quem passeia de táxi aquático, é uma paragem obrigatória. É uma biblioteca em grande. Ou não estivesse no Dubai.

E as vossas Bibliotecas preferidas, quais são? Partilhem comigo. Com fotos ou em sonhos, são todas válidas 🙂

Fotos:
DubaiMediaOffice
e Japan Architecture News

 

 

 

 

 

Comentários

comentários