Livro Natal

Dia da Livraria e do Livreiro

No dia em que se comemora o Dia da Livraria e do Livreiro, recordamos um dos setores mais afetados pela pandemia: as livrarias, sobretudo os pequenos negócios e independentes. 

Um livro “é um poderoso tutor de resiliência, essa humana capacidade de superar adversidades e reconstituir-se criativamente para uma nova vida”. (Boris Cyrulnik).

Um livro é um bom presente. Um bem de primeira necessidade, como assumiu a Bélgica. É um presente para a vida.

Sugestões de campanhas para oferecer leitura este Natal:
– O projeto @DesculpasparaLer, criado em Abril 2020, com o objetivo de promover a literacia junto de pessoas que não leem ou leem pouco, lançou o “Já é Natal”. Em cada semana, Já é Natal numa livraria do país, a qual selecionará um conjunto de livros para oferecer na quadra natalícia deste ano. “Esta ação visa ajudar as livrarias a promoverem as vendas, oferece aos visitantes a vantagem de evitar as filas de véspera, sobretudo em tempos de pandemia”, esclarece Rita França Ferreira, a autora do projeto reconhecido pelo Plano Nacional de Leitura, como um dos recursos de Leitura e Escrita. (veja aqui as livrarias onde pode adquirir o seu livro online).

– Já na Bertrand (Bertrand Chiado, a mais antiga livraria do mundo em funcionamento e onde costumo ir com frequência), pode comprar os seus livros online em menos de dois minutos, e escolher onde os quer receber: numa morada à escolha ou numa das livrarias Bertrand de todo o país.

Há homens que são capazes
duma flor onde
as flores não nascem.
Outros abrem velhas portas
em velhas casas fechadas há muito
outros ainda despedaçam muros
acendem nas praças uma rosa de fogo.
Tu vendes livros quer dizer
entregas a cada homem
teu coração dentro de cada livro.

Manuel Alegre

Comentários

comentários