Ana Catarina Pereira Futsal

“Os meus pais e a minha avó choraram. O esforço compensou”, Ana Catarina Pereira, a melhor guarda-redes do Mundo de futsal feminino

Aos 28 anos, Ana Catarina Pereira é a melhor guarda-redes do Mundo de futsal feminino em 2020. A notícia foi divulgada esta terça-feira pelo Futsalplanet Awards 2020, iniciativa que premeia os melhores do futsal mundial.

A atleta natural de Vila Franca de Xira, e uma das futsalistas mais tituladas da história da modalidade em Portugal, conta-nos que estava na mercearia, quando soube da vitória: “foi uma emoção tão grande que desatei a correr pela mercearia fora, com o pão na mão, e até me esqueci de pagar”.

É a segunda vez que a jogadora do Benfica conquista esta distinção. Ana Catarina conta-nos que joga à bola desde sempre: “uma das recordações que tenho da infância é a de jogar à bola com o meu pai”. O pai é sua principal inspiração e também já foi avançado de futebol –  carreira que interrompeu quando partiu uma perna (jogava no Alhandra).

No infantário, a bola era a sua atividade favorita e foi graças a uma professora de futsal do estabelecimento de ensino que a jogadora foi parar aos treinos do clube da terra.

Um dia, durante um torneio de verão em Vila Franca de Xira, no qual participava Ana Catarina pela equipa local, o treinador de futsal do Benfica aproximou-se do seu pai e fez o convite. O Benfica ia passar a ter uma equipa de juniores femininos na modalidade e Catarina estava já convocada para os primeiros treinos de recrutamento. A equipa acabou por não avançar nesse ano, mas o convite manteve-se para integrar o plantel sénior. Aos 13 anos, e com a autorização dos pais, Ana Catarina concretizava assim um sonho: jogar pelo Benfica, o clube da família.

“Os meus pais iam-me levar 3 a 4 vezes por semana a Lisboa, ao Estádio da Luz, para os treinos que começavam às 22h e acabavam perto da meia-noite. No dia seguinte, eu ia para a escola e eles tinham que acordar cedo para trabalhar. Os meus pais fizeram um grande esforço por mim, pelo meu sonho. E hoje todos sentimos que valeu a pena”, recorda. 

Esta terça-feira o pai chorou quando soube da notícia. “A minha mãe ficou muito feliz, a minha irmã ficou “histérica de alegria”. Diziam que no meio de toda esta tragédia e pandemia, surgiu esta boa notícia. A minha avó também chorou: a minha avó nunca viu um jogo meu. Não consegue ver. Fica aflita quando caio ou me magoo”, conta a guardiã da baliza do Benfica.

Ana Catarina estudou Finanças Empresariais e chegou trabalhou na banca. No próximo ano, quer regressar à universidade e entrar em Gestão do Desporto para juntar as duas paixões. Já jogou em Itália um ano, mas é no Benfica que está agora no topo. Força Ana Catarina!

Foto: Instagram Ana Catarina Pereira

"Os meus pais e a minha avó choraram. O esforço compensou", Ana Catarina Pereira, a melhor guarda-redes do Mundo de futsal feminino O-apoio-da-família

Comentários

comentários