Jorge Costa Pizzaria 21

Pizzaria 21: o projeto que dará emprego a jovens com Trissomia 21

O restaurante de pizas e massas tem data de abertura prevista para maio, na zona histórica do Porto, e terá um serviço de sala totalmente assegurado por jovens com Trissomia 21. A ideia é de Jorge Costa, inspirado por um restaurante em Bruxelas com uma estrela Michelin e onde os clientes são atendidos por empregados com Síndrome de Down. “Quando tomei conhecimento deste espaço, fui pesquisar as opiniões. E foi precisamente o comentário de uma cliente assídua que mais me motivou a seguir em frente com este projeto. Ela dizia: ‘aqui não somos vistos como um cartão de crédito, mas sim como pessoas. Somos muito bem recebidos’. Ocorreu-me então a razão de ser deste restaurante. Os jovens com Trissomia 21 desempenham ali a missão que têm na sua vida: dar amor. Eles amam desinteressadamente”, diz o empresário. E diz também o pai de Rafael, que há 17 anos recebeu o diagnóstico de Trissomia.

“O Rafael veio mostrar-me que era altura de mudança”, conta Jorge Costa, que passou a focar-se na urgente necessidade da inclusão. “A partir do 9º ano as opções para estes jovens são escassas. Existe a jardinagem e…. pouco mais. Quando jovens como o Rafael têm muitas outras capacidades. O Rafael gosta de palco, toca piano, foi campeão de surf…”, revela. Jorge Costa aproveitou então o facto de estar ligado ao mundo do espetáculo e criou um projeto  musical que, não fosse o confinamento, estaria já em marcha. O projeto é para todos: jovens com trissomia 21, autistas, e quaisquer outros com gosto pela arte. O objetivo é levar depois o espetáculo a várias salas do país, de norte a sul. Deste grupo faz também parte a pintora Joana Valente Brito, jovem de 39 anos com Trissomia 21, que acaba de lançar uma exposição, destaca Jorge.

Desenvolver este e outros projetos para promovam a inclusão e novas oportunidade é a grande finalidade da Eu sou seu  , a associação apadrinhada por José Cid e que Jorge Costa fez nascer para responder à mudança.

Para já, o próximo passo chama-se Pizzaria 21, um restaurante que promete profissionalismo (os jovens recebem formação na área de hotelaria) e simpatia no serviço à mesa: “não é por terem Trissomia que estes jovens têm de ficar fechados na copa a lavar pratos”, partilha Jorge.

 

 

 

Comentários

comentários