As Irmãs Soong: a Mais Velha, a Mais Nova e a Vermelha

O que ando a ler

Estas três irmãs já andavam lá por casa. E há dias, voltei-me a cruzar com elas. Já tinha ouvido falar deste conto de fadas da China do século XX. E onde há conto de fadas e História, há poder, traição, amor. E há Júlia, naturalmente, interessada enquanto leitora.

Estou a meio da viagem, mas já posso contar-vos o que mais distingue e destaca estas três irmãs de Xangai que estiveram no centro do poder e que influenciaram política, economia, uma sociedade inteira.  Conta-se que uma “adorava o dinheiro”, outra “adorava o poder” e a terceira “adorava o seu país”.

A Irmã Vermelha, Ching-ling, acabou por casar com Sun Yat-sen, fundador da República Chinesa, a China Moderna.
A Irmã Mais Nova, May-ling, foi primeira-dama da China nacionalista pré-comunista. A Irmã Mais Velha, Ei-ling, era a conselheira principal não oficial de Chiang; era casada com o homem mais rico da China e e fez do seu marido primeiro-ministro de Chiang.
Cada uma delas, à sua maneira, deixou a sua marca na História.

A autora desta obra é Jung Chang, que escreveu, entre outros, a biografia de Mao Tsé Tung, juntamente com o marido, o historiador Jon Halliday com quem vive em Londres. Há meses, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Jung contava um episódio marcante da sua própria vida: durante a Revolução Cultural, depois do seu pai ter sido denunciado e torturado por criticar Mao e a sua mãe ter sido enviada para um campo de detenção, Chang foi exilada numa vila. “Aprendi a cozinhar pela primeira vez, mas infelizmente não correu bem”, diz ela. “Nunca consegui manter o fogão aceso. Eu costumava ir, antes do pequeno-almoço, apanhar lenha. Mas todas as árvores tinham sido queimadas, na sequência do esforço ridículo de produzir ferro nas aldeias. Tinha que caminhar durante muito tempo nas colinas para encontrar folhas e galhos. Mas nunca havia o suficiente para manter o fogo aceso”.

Inspiro.
Retomando as Irmãs Soong e só para vos abrir o apetite, a obra começa assim:  O “CONTO DE FADAS” MAIS CONHECIDO da China moderna é a história de três irmãs de Xangai, nascidas nos últimos anos do século XIX. A família, de nome Soong, era rica e importante e pertencia à elite da cidade. Os pais Soong eram cristãos devotos, a mãe um membro do clã cristão mais ilustre da China (o Xu, cujo nome deu origem a um bairro de Xangai) e o pai o primeiro chinês a ser convertido no Sul da América pelos metodistas, quando ainda era adolescente. As três filhas…”.

Comentários

comentários