Atenção, famílias! Há cinema para bebés, ateliês de danças e workshops sobre como fazer um filme. Hoje e amanhã, nas salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Júnior.
Este ano, e em condições excecionais de pandemia, o PLAY, FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL E JUVENIL DE LISBOA, prolongou-se ao longo de três fins de semana (dias 26 e 27 Junho, e dias 3 e 4, e 17 e 18 Julho), nas salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Júnior.
Este fim de semana, dias 17 e 18 Julho, é a última oportunidade para assistir à seleção do que melhor existe atualmente na produção de cinema nacional e internacional para os mais novos.
Famílias, tomem nota:
- A Turma da Mônica no Cinema São Jorge
(17 Julho, sábado)
As crianças podem assistir à história das personagens icónicas da banda desenhada brasileira. Uma longa-metragem aconselhada às crianças 10 – 13 anos.Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. O rapaz desenvolve, então, um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda dos seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.
- Prémio PLAY Melhores Curtas-Metragens (18 Julho) e Prémio Melhor Curta-Metragem Play (18 Julho)
Dos mais de 500 filmes que o PLAY recebeu do mundo inteiro, selecionou os melhores. Durante o festival será a vez do jovem público selecionar e votar nas melhores curtas-metragens deste ano!
Personalidades do mundo do Cinema, da Televisão e do Teatro elegem o melhor filme, em formato de curta- metragem, exibido no Festival. O júri desta edição é composto por Ana Markl, Tiago Pereira e Joana Toste.
- Conversa com o ator Francisco Nascimento (18 Julho) Francisco Nascimento, conhecido pelos seus papéis em Colo (2016), de Teresa Villaverde ou Até Amanhã, Camaradas (2004) de Joaquim Leitão, é um ator português que trabalha principalmente em cinema. Em 2000, foi nomeado para os Shootings Stars pela European Film Promotion. Miúdos e graúdos vão poder estar à conversa com o ator sobre o filme a que vão assistir: O Sapo e a Rapariga.
- Ateliês Criativos
Ateliê de Dança (17 Julho)
Marta Viana convida os mais novos a descobrirem outras personagens e outros mundos sem sair do mesmo palco. - Fazer um Filme (18 Julho)
Com a orientação de Nuno Bernardo, a proposta é fazer um pequeno filme, no meio de árvores, sobre a relação com a natureza. - Land Art Filme (18 Julho)
Como realizar um filme onde as personagens são os habitantes de um Bosque? É o desafio para as crianças deste ateliê.
- Cinema para Bebés. (Dias 17 e 18 Julho) Estas sessões foram criadas para bebés e para os seus pais!
Pretende-se um primeiro contacto com o Cinema. Sessões com a duração aproximada de 15 minutos, onde filmes muito simples encantam os jovens espetadores, através do som, da música e de fortes imagens coloridas.
Mais informações poderão ser consultadas em http://www.playfest.pt/