Memorial do Convento, José Saramago

Gostei muito do Memorial do Convento

As celebrações do centenário do nascimento de José Saramago começaram um ano antes. José  Saramago nasceu há 99 anos, na Azinhaga, a aldeia ribatejana onde foi plantada uma árvore, a 99.ª de uma centena de oliveiras que a Fundação José Saramago decidiu plantar na localidade.

Os livros de Saramago não estão em maioria na minha biblioteca. Não estão no meu top de leituras. Mas é impossível não lhes reconhecer e admirar as qualidades artísticas. Saramago tem a escrita desconcertante que marca o traço dos génios literários. Foi a sua escrita complexa que me prendeu ao Memorial, um dos seus livros que mais gostei de ler.

Um livro que cruza a história com a ficção, os reis com o povo, o amor com os sonhos do “padre voador”, o padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão que sonhava em construir um instrumento para se andar pelo ar e que, acredita-se, terá sido o inventor da Passarola.

O Primeiro Prémio Nobel da Literatura foi atribuído em 1901. A Europa é o continente com mais escritores premiados: 85. França tem 15 laureados. A língua portuguesa tem apenas 1 escritor laureado com o Nobel da Literatura: José Saramago. 1998 é uma data histórica.

Comentários

comentários