A Casa do Concelho de Castro Daire teve a ideia de homenagear os idosos do município. Para mostrar gratidão pelos “idosos que temos”. E para “preservar memórias”. Porque, conforme o nome desta iniciativa, “Sem passado, não há futuro”.
Que bonita iniciativa. A adocicar os tempos difíceis que vivemos. Em articulação com os presidentes de junta, conselheiros regionais e com as respetivas famílias, foram homenageados os habitantes com mais idade de cada uma das dezasseis freguesias, de Castro Daire. O projeto incluiu a freguesia de Marvila em Lisboa, a qual acolheu milhares de castrenses, sendo por isso a localidade da sede da Casa de Castro Daire, há 30 anos.
Os rostos destes idosos foram assim publicados nas redes sociais da Casa. E as fotografias dos protagonistas foram acompanhadas por uma descrição do seu percurso de vida. Um percurso riquíssimo que nos permite revisitar o passado e avivar a memórias de tantos momentos históricos, da emigração à emancipação social e económica.
Entre tantas histórias, dois exemplos de vida, de História.
(Foto Casa do Concelho de Castro Daire)
Com 99 anos, a D. Maria do Rosário Carvalho, vive em Vale Abrigoso, na União de freguesias do Mezio e Moura Morta, em Castro Daire. Viúva há 10 anos, 5 filhos, 7 netos e 15 bisnetos.