Casa do Concelho de Castro Daire, em Lisboa, está a homenagear os idosos de município.

“Que gratos somos pelos idosos que temos”, Casa de Castro Daire

A Casa do Concelho de Castro Daire teve a ideia de homenagear os idosos do município. Para mostrar gratidão pelos “idosos que temos”. E para “preservar memórias”. Porque, conforme o nome desta iniciativa, “Sem passado, não há futuro”.

Que bonita iniciativa. A adocicar os tempos difíceis que vivemos. Em articulação com os presidentes de junta, conselheiros regionais e com as respetivas famílias, foram homenageados os habitantes com mais idade de cada uma das dezasseis freguesias, de Castro Daire. O projeto incluiu a freguesia de Marvila em Lisboa, a qual acolheu milhares de castrenses, sendo por isso a localidade da sede da Casa de Castro Daire, há 30 anos.

Os rostos destes idosos foram assim publicados nas redes sociais da Casa. E as fotografias dos protagonistas foram acompanhadas por uma descrição do seu percurso de vida. Um percurso riquíssimo que nos permite revisitar o passado e avivar a memórias de tantos momentos históricos, da emigração à emancipação social e económica.

Entre tantas histórias, dois exemplos de vida, de História.

(Foto Casa do Concelho de Castro Daire)

Com 99 anos, a D. Maria do Rosário Carvalho, vive em Vale Abrigoso, na União de freguesias do Mezio e Moura Morta, em Castro Daire. Viúva há 10 anos, 5 filhos, 7 netos e 15 bisnetos.

Uma vida inteira de muito trabalho, na agricultura e criação de gado, mas também como carteira num tempo em que o autocarro trazia as cartas até ao Mezio e ela ficava responsável por distribuir pela sua aldeia. Recolhia as cartas dos vizinhos que o autocarro faria chegar até aos correios. Encarava com muita responsabilidade e gosto esta missão de levar notícias da e à sua gente.
O seu olhar doce não esconde as muitas agruras que a vida lhe pregou, mas não desiste e ainda acompanha a sua filha, D Celeste, de 73 anos, quando vai pastar o gado.
A nossa homenagem a esta Senhora e à sua bonita história!“Que gratos somos pelos idosos que temos”, Casa de Castro Daire 2764“Que gratos somos pelos idosos que temos”, Casa de Castro Daire 1f44f
O Senhor Zeferino Gonçalves já vai a caminho dos 104 anos!
É de Cujó, concelho de Castro Daire, nunca casou e não tem filhos, mas sempre muito bem acompanhado pelas sobrinhas.
Foi alfaiate e trabalhou na agricultura.
Um apaixonado pela leitura, pelos livros e também pelos jornais que ainda hoje gosta de ler.“Que gratos somos pelos idosos que temos”, Casa de Castro Daire 2764“Que gratos somos pelos idosos que temos”, Casa de Castro Daire 1f44f

Comentários

comentários