For Babies Brain by Clementina

Parabéns! 6 anos!

No dia em que o projeto ForBabiesBrain by Clementina comemora 6 anos de existência, recordamos a entrevista à especialista Clementina Almeida no Blogue Júlia. E avançamos uma boa surpresa: hoje, por cada sessão de SPA adquirida nas clínicas do Porto e Lisboa, a ForBabiesBrain oferece uma sessão a um bebé de uma casa de acolhimento.

ForBabiesBrain PORTO:
Rua das Antas 306, 4350-040 Porto

ForBabiesBrain LISBOA:
Rua Monsenhor Manuel Teixeira, Loja 5B, 1495-065 Miraflores

Recorde-se que, nos últimos 6 anos, a ForBabies by Clementina tem aberto o seu SPA a bebés de instituições solidárias, com o objetivo de ajudar no seu desenvolvimento.

“Uma palmada nunca fez mal a ninguém”. Quem concorda? A psicóloga Clementina Almeida discorda de todo. Diz-me que uma “palmada educativa” ensina muitas coisas, nenhuma delas positiva. Para o que parece ser um atentado à educação, para a “geração palmada”, a psicóloga clínica especialista em bebés contrapõe com argumentos. Vamos à conversa!

Pode ler a entrevista completa aqui. 

A propósito do vídeo que partilhou nas redes sociais sobre a “palmada educativa”, embora a maioria das reações seja positiva, também há quem comente que não concorde com a Dra. Clementina Almeida, usando o argumento de ter aprendido graças à palmada. É um argumento válido?

De todo. Ainda se ouvem argumentos como “Levei umas quantas palmadas e não morri por isso”, “Uma palmada nunca fez mal a ninguém”, “Uma palmada na hora certa faz muita falta”,  para reforçar a ideia de que não há nada de errado com esta forma de educar ou disciplinar. Na realidade, a palmada não ensina nada de positivo a uma criança e mais ainda, enquanto a dor física é momentânea, os danos emocionais são a longo prazo. Esses adultos que defendem a palmada são os mesmos adultos que hoje sofrem de depressão, ansiedade, abuso/dependência de substâncias ou dificuldades nas relações pessoais, só que não relacionam esses quadros com a forma como foram educados na infância. Esses adultos também aprenderam, com certeza, muitas coisas boas com os seus pais, que os fizeram hoje ser quem são, porque os seus pais tratavam das suas necessidades, eram pessoas de família, e muitas outras características positivas que os fizeram (APESAR das palmadas) serem também eles boas pessoas. É dar uma volta muito grande ao texto assumir que foi com a palmada que aprenderam alguma coisa! A agressão física, onde a palmada se inclui, diz-nos muito acerca da falta de controlo dos estados internos de um adulto e da perda  da sua capacidade para lidar com o comportamento da criança.

Comentários

comentários