A onda dos cotonetes

Fumar cotonetes. Esta “moda de adolescentes” é prejudicial para a saúde?

No Tik Tok há vídeos, nomeadamente de origem brasileira, a descrever o tema (corta-se uma ponta do cotonete e acende-se a outra, seguindo-se um bafo, semelhante ao fumar de um cigarro). E o passa palavra tem feito o resto entre os adolescentes. Em Portugal, as escolas e os pais foram dando conta deste comportamento “às escondidas”. E a verdade é que a brincadeira… não tem graça nenhuma, como nos explica a médica Susana Marques, especialista em
Imunoalergologia.

 

“Fumar cotonetes, atualmente uma tendência entre os adolescentes de vários países, entre eles Portugal, muito difundida nas redes sociais, é um comportamento prejudicial à saúde.

Porquê? Ao fumar o cotonete, vai ocorrer combustão do plástico da haste e do algodão, a qual liberta substâncias tóxicas nocivas para a mucosa do trato respiratório, não possuindo o cotonete qualquer tipo de filtro para controle destas mesmas substâncias.

A inalação destes produtos provoca a libertação de mediadores inflamatórios a nível pulmonar causando lesões a curto e longo prazo. De forma imediata, leva ao aparecimento de tosse e hiperreatividade brônquica, podendo em adolescentes com antecedentes de asma aumentar o número e gravidade das crises.

Podem ocorrer quadros mais graves de insuficiência respiratória aguda com necessidade de recorrência ao serviço de urgência hospitalar.

A prática continuada de fumar cotonetes pode levar à destruição de células pulmonares e ao aparecimento de cancro”, esclarece a especialista. Fundamental passar a palavra.

Fumar cotonetes. Esta "moda de adolescentes" é prejudicial para a saúde? Susana-Marques-medica-300x225

Médica Susana Marques Imunoalergologia

 

Comentários

comentários