Adeus rugas e… enxaquecas?

Parece que a cirurgia plástica que elimina rugas da testa também pode tratar a enxaqueca. Boas notícias!

Nas mulheres, as cefaleias são mais frequentes do que a asma (5 %) e a diabetes (6 %) juntas. As cefaleias são consideradas a 19.ª doença mais debilitante a nível mundial. Em Portugal afeta 16% da população.

Pela primeira vez, uma equipa de cirurgiões plásticos do Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética do Hospital de São João, no Porto, realizou com sucesso um tratamento cirúrgico  de enxaqueca. A operação é inédita em Portugal e, como revelou o cirurgião à imprensa, foi concebida para um fim diferente que não era o tratamento de enxaquecas.

A operação chama-se lifting frontal endoscópico e foi desenvolvida no final da década de 80, nos EUA, tendo apresentado um efeito secundário imprevisto: os pacientes submetidos à cirurgia e que revelavam sofrer de cefaleias regressavam posteriormente à consulta sem enxaquecas.

Esta nova solução é promissora para a melhoria da qualidade de vida. Seundo a escassa literatura já disponível, mais de 80 % dos doentes operados ficaram curados ou descrevem uma melhoria em termos de redução da frequência de crises ou da intensidade dos sintomas.

“Há 25 anos que não estava 2 meses sem tomar analgésicos e sem cefaleias, os senhores mudaram a minha vida”, afirmou a utente submetida a esta técnica no Centro Hospitalar de São João (CHSJ).

 

 

Comentários

comentários