A vida começa aos 40!

A vida começa aos 40. Quem disse? Os seguintes investigadores e estudos que apontam 4 grandes motivos para celebrar a entrada nos ‘entas’.

1. Melhor sexo

Em Janeiro de 2012, um artigo publicado no American Journal of Medicine explicou que, a partir de determinada idade, o tempo que se perde a pensar, planear ou a desejar sexo diminui, não porque o desejo seja menor, mas porque há mais auto-confiança.
Um outro estudo britânico de 2015 realizado pelo site de  encontros online IllicitEncounters.com vem acrescentar que 37% das mulheres e 34% dos homens acreditam que a melhor idade para ter sexo é depois dos 40. Ainda que aos vinte possa ter relações sexuais com mais frequência, não tem por isso tanto prazer e satisfação como os +40. Para surpresa geral, estes dados estendem-se a idades mais avançadas. De acordo com a investigação realizada pela Universidade de Manchester, é possível um nível de satisfação sexual de 90% em pessoas com mais de 80 anos. Segundo o investigador britânico responsável pelo estudo, David Lee, “existe a ideia errada de que o sexo é algo de pessoas mais novas. Ainda que a frequência decline com o envelhecimento, continua a ser uma parte importante das nossas vidas. Não desaparece, simplesmente muda”.

2. Mais felizes

Aos 40, somos mais práticos em relação às nossas necessidades e vontades. As inseguranças e complexos físicos tendem a dissipar-se e é mais fácil controlarmos emoções e aceitarmos dificuldades. À medida que envelhecemos, a vitalidade, beleza, saúde e raciocínio mental entram numa curva decrescente. É entre os 37 e os 50 anos que a maioria das pessoas vive crises de meia idade, mas depois desta fase muitas concentram-se apenas em serem felizes. Segundo a pesquisa realizada pela Proceedings of the National Academy of Sciences e publicada no Economist, a felicidade cresce exponencialmente a partir dos 50 anos e atinge valores nunca antes vividos (7 em 10), mesmo com uma qualidade física de vida inferior. Esta é chamada “Curva U”. Segundo os mesmo dados, as mulheres são mais felizes que os homens, e também mais propensas a depressões, indicando que são extremas na vivência das emoções.

3. Maternidade é possível

São cada vez mais as mulheres que dão à luz entre os 35 e os 44 anos. Jean M. Twenge, uma investigadora de psicologia da San Diego State University e autora do livro The Impatient Woman’s Guide to Getting Pregnant evidencia que, para as mulheres que fazem sexo pelo menos duas vezes por semana, 82% (entre os 35 e os 39 anos) vão conceber dentro de um ano, em comparação com 86% (entre os 27 e os 34 anos), uma diferença de 4 pontos percentuais. Por isso, ignore o falso pânico de que a partir dos 40 só é possível com tratamentos de fertilidade. Um estudo publicado pela Boston University School of Medicine afirma ainda que ser mãe depois dos 40 pode ser um bom indicador de saúde e longevidade: “a capacidade de naturalmente ter um filho em idade mais avançada indica que o sistema reprodutivo de uma mulher está a envelhecer lentamente bem como o resto do seu corpo”.

 4. Excelente idade para deixar de fumar

The Lancet publicou um artigo que dá esperança aos fumadores: nunca é tarde para deixar! Se deixar de fumar antes dos 50, reduz o risco de morrer nos próximos 15 anos em 50% quando comparado com aqueles que continuam a fumar. Os dados mais surpreendentes indicam que quem desiste de fumar aos 44 reduz o risco de morte para 3,34, enquanto que aqueles aos 25 ou aos 34 anos, reduziam o risco de morte em 1,05 e 1,84, respetivamente.

Comentários

comentários