Qual é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, segundo o 4.º Relatório Mundial da Felicidade 2016. Muito mais abaixo está Portugal, na 94.ª posição, entre o Líbano (93.º ) e a Macedónia (95.º).

Escrito por um grupo de peritos em áreas tão distintas como a economia, saúde e política, foi divulgado em Roma na passada quarta-feira, dia 16 de Março, pela Sustainable Development Solutions para as  Nações Unidas. Os especialistas avaliaram o bem-estar e estilo de vida em 157 países através de critérios como PIB per capita, igualdade, apoio social, “liberdade em fazer escolhas de vida”, “perceções de corrupção” e “expetativas de vida saudável”.

Os resultados apontam para uma curiosa relação entre países felizes e o hábito de conduzir veículos de duas rodas. A Dinamarca, onde existem mais bicicletas do que pessoas, é oficialmente o país mais feliz do mundo, retirando a Suíça do primeiro lugar que tinha conquistado em 2013. Outras razões mais explicam a felicidade dos dinamarqueses: A política social em área como a saúde, assistência à infância, educação e proteção dos desempregados fazem parte de um sistema de solidariedade que garante o bem-estar dos cidadãos.

No top 10, apenas 3 países não são europeus: o Canadá, em número 6, Nova Zelândia, na 8.ª posição, e a Austrália, em 9.º lugar.

O Burundi foi classificado como o país ‘menos feliz’ com uma esperança de vida de 56 anos, seguido da Síria, Togo, Afeganistão e Benin.

O interesse em estudos como este refletem o crescente interesse mundial na análise de indicadores primários de qualidade do desenvolvimento. Cada vez mais governos, comunidades e organizações utilizam estes resultados para promover programas e políticas de felicidade nacional.

Quer saber quais os países ‘mais felizes’ e os ‘menos felizes? Confira o top 10:

Os 10 países mais felizes:

1. Dinamarca
2. Suíça
3. Islândia
4. Noruega
5. Finlândia
6. Canadá
7. Holanda
8. Nova Zelândia
9. Austrália
10. Suécia

Os 10 países menos felizes:

1. Burundi
2. Síria
3. Togo
4. Afeganistão
5. Benin
6. Ruanda
7. Guiné
8. Libéria
9. Tanzânia
10. Madagascar

Saiba mais em worldhappiness.report

Comentários

comentários