Petição hoje no Parlamento

A petição para prolongar a “Licença de maternidade de seis meses, pela saúde dos nossos bebés”  está hoje no Parlamento, para apreciação em plenário!

A petição já conta com mais de 28.000 assinaturas e tem motivado outras iniciativas. A mais recente é do PCP, que entregou ontem no Parlamento uma proposta para alargar a licença parental até sete meses!

“Júlia – De Bem com a Vida” foi conhecer esta história: quem é esta mãe que luta para que a licença de maternidade seja alargada para seis meses?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda às mães amamentar os bebés em exclusivo até aos seis meses, mas em Portugal a licença de maternidade (com remuneração a 100%) é apenas de quatro meses. Foi com este contra-senso que Carina Pereira se deparou quando nasceu o seu primeiro filho, há três anos. Autora de um blogue para mães, constatou então que não ‘estava sozinha’: através de conversas com outras mães, verificou que, de facto, não era fácil para nenhuma delas amamentar até aos seis meses. E foi assim que, em Novembro do ano passado, decidiu criar a petição para prolongar a “Licença de maternidade de seis meses, pela saúde dos nossos bebés”.  http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Licencaparaamamentar
Quando Carina submeteu a petição ao parlamento, esta contava com 6740 assinaturas. Mas a petição online continuou aberta e chegou às 28 mil subscrições. A iniciativa, já admitida no Parlamento para debate, recolheu recentemente também o apoio do BE e do PCP, e como diz Carina, “somos cada vez mais”.

 

Comentários

comentários