A ‘Vogue’ é conhecida como a ‘bíblia’ da moda e por ditar tendências. Nesse sentido, a edição britânica usou a celebração dos seus 100 anos para declarar o fim da ‘ditadura da idade’ através de uma campanha protagonizada pela também centenária Bo Gilbert. A modelo é a primeira na sua faixa etária a agraciar as páginas da publicação.
A iniciativa é uma parceria com a marca Harvey Nichols, que pretende provar que a “geração mais velha pode ser destemidamente elegante”. Gilbert foi escolhida como musa inspiradora devido ao seu compromisso com a moda, como alguém que usa saltos altos todos os dias e nunca sai de casa sem maquilhagem.
“Gosto de usar coisas bonitas, sempre me agradou e ainda agrada”, revela.
No vídeo do making of da sessão fotográfica, a estrela reflete sobre as décadas de evolução de moda a que assistiu. Os anos 50 foram a sua época favorita por terem marcado o momento em que viu uma mulher a usar caças pela primeira vez. Bo também menciona a falecida atriz Audrey Hepburn como seu derradeiro ícone de estilo e diz que nunca se aperaltaria para agradar ao sexo oposto.
“Faço coisas que acho que muitas pessoas não fariam com a minha idade”, diz a modelo. “Gosto de estar bastante decente, mesmo que não saia de casa. Tento manter os padrões elevados”, continua. “Visto-me bem para agradar a mim mesma. Com certeza não o faço por rapazes”.
E como uma verdadeira ‘fashionista’, durante a produção conduzida pelo aclamado fotógrafo de moda Phil Poynter, Gilbert usa as mais recentes coleções das melhores marcas como, por exemplo, Lanvin, Céline e Valentino. Quando confrontada com o resultado final – as imagens que vão aparecer na ‘Vogue – não conteve o entusiasmo: “Oh, é espantoso! É bonito, não é?”
Os representantes da Harvey Nichols também se mostraram felizes com a colaboração.
“É um privilégio trabalhar com a Bo. Ela é uma senhora fabulosa e independente que simboliza o estilo intemporal”, afirma Shadi Halliwell, diretora criativa e de marketing. “Estamos muito orgulhosos por estarmos envolvidos num projeto que prova que a geração mais velha também pode ser destemidamente estilosa”, acrescenta um porta-voz.
O momento de Bo Gilbert brilhar não se limita ao encarte na famosa revista de moda e lifestyle. O realizador Kell Mitchell também filmou um documentário que acompanha a sua jornada até às páginas da ‘Vogue’.