Cesariana ‘natural’. Já ouviu falar?

Há uma nova técnica obstétrica que está a dar que falar. Chama-se cesariana natural e consiste em diminuir a intervenção médica no parto. Sarah Saunders, uma mãe britânica, resolveu partilhar um vídeo no YouTube da sua experiência e já conta com mais de um milhão de visualizações.

“Queria partilhar este vídeo para mostrar que se não forem capazes de dar à luz ‘de forma natural’, uma cesariana natural é uma ótima opção”, escreveu Sarah no YouTube.

Os especialistas que desenvolveram a técnica sublinham a importância de replicar a natureza o máximo possível tanto no contacto precoce com pele entre mãe e bebé como no processo progressivo do nascimento – ambos tidos como benéficos para o bebé.

Trocando por miúdos: os médicos fazem uma incisão na zona pélvica, tal como numa cesariana ‘normal’, mas apenas põem a cabeça do bebé para fora. O bebé tem então que sair por iniciativa própria, com movimentos naturais – um processo que pode demorar vários minutos.

“Neste video fantástico, o meu filho sai cá para fora sozinho depois de o cirurgião lhe dar uma ajuda”, explica Sarah Saunders.

Este tipo de cesariana é indicado apenas para mulheres com gravidezes saudáveis e a partir das 37 semanas.

Comentários

comentários