Darwinismo Digital, por Pedro Caramez

O Papa Francisco aderiu ao Instagram (@franciscus). A Maria publicou imagens da sua festa no Snapchat. O António foi encontrado pelo seu novo empregador no Linkedin. A Isabel apaixonou-se no Tinder. A Ana vende os seus produtos de artesanato pelo Pinterest.

Como está diferente este mundo digital! Incrível!… e tudo isto aconteceu nos últimos 10 anos! Estas alterações têm sido tão rápidas que exigiram empresas ágeis e profissionais, com maiores níveis de adaptação ao novo meio ambiente digital.

Temos assistido a uma revolução digital em toda a linha. Todos já perceberam que temos agora um novo dialeto − o digitalês. Fala-se em todo o lado: em casa, no trabalho, no metro…

Os meios de comunicação estão agora superacelerados e permitem coisas impressionantes! No meu tempo…

Neste tempo, temos muita coisa nova para aprender, desaprender e voltar a aprender. Esta nova era digital faz nascer novas tecnologias, novas formas de comunicar, mas que rapidamente são descontinuadas para surgirem novas opções, diferentes, com mais funções, mais alcance! Temos que manter um estado de alerta, de permanente aprendizagem! O que hoje é verdade no mundo digital é, amanhã, mentira.

Temos que nos adaptar! (Já não vou aprender a mexer no telemóvel ou no tablet!!)

Não sei quais serão as profissões dos meus filhos, mas estou certo de que irão incorporar estas linguagens. Estou preparado para este futuro (presente)… ou não??

Embora estes avanços digitais conheçam alguns excessos e desvios tão badalados, toda esta boa-nova trouxe um mundo de oportunidades para todos. Sim, vamos conseguir ajustar-nos a este fuso digital! Não temos como não nos ajustarmos!

Estou certo de que a sua sensibilidade terá ainda muito a dizer para o amadurecimento deste ambiente digital! E todos vão fazer LIKE!

Comentários

comentários