App de alunos portugueses brilha em Londres

A aplicação EBSSA+Especial nasceu em Setúbal mas já tem na bagagem uma viagem para Londres. Desenvolvida pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Santo António no Barreiro, venceu o prémio ‘1ª Melhor App’ da iniciativa Apps for Good 2014/2015′, do CDI, e representou Portugal nos Final Awards em Londres, a 20 de junho.

A EBSSA+Especial é uma aplicação móvel, desenvolvida a pensar nas pessoas que têm dificuldade de comunicação, especialmente jovens e adultos com autismo, portadores de trissomia 21 e vítimas de acidente vascular cerebral.

A solução proposta por esta aplicação baseia-se em imagens, organizadas por temas, às quais estas pessoas podem recorrer para se expressar, e inclui um jogo didático, dados sobre os cuidados de saúde de cada utilizador e contactos de emergência.

“O trabalho desenvolvido pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Santo António no Barreiro é prova do potencial do jovem talento que existe em Portugal e do sucesso do Apps for Good no cumprimento dos seus objetivos de estimular e capacitar jovens a perceberem e aplicarem o potencial da tecnologia para transformar o mundo e, em particular, as comunidades nas quais se inserem”, diz João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal.

O Apps for Good contribui para uma alteração dos modelos educativos atuais no sentido de promover a criação de uma consciência de cidadania ativa e responsabilidade social desde a juventude. O projeto contribui igualmente para aumentar o interesse dos jovens pelas áreas tecnológicas, motivando para uma aprendizagem partilhada que reduza a desmotivação pela escola e consequente abandono escolar, criando competências pessoais de iniciativa e criatividade fundamentais num Mundo em permanente evolução.

Comentários

comentários