Quando se come é mais importante do que o que se come

As pessoas que saltam refeições, comem à pressa ou demasiado tarde são menos saudáveis que aquelas que comem refeições normais na companhia de outros. Isto de acordo com um novo estudo. Os autores sugerem que os horários de refeição e recomendações sobre alimentação social devem figurar nas diretrizes alimentares.

 

“Parece haver alguma verdade no ditado ‘pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre’. No entanto, isto requer uma investigação mais aprofundada”, diz Gerda Pot, docente de ciências nutricionais na universidade britânica e co-autora do estudo.

Os cientistas, da King’s College de Londres e da Universidade de São Paulo, disseram num artigo de revisão publicado no British Journal of Nutrition que novos estudos de grande escala são necessários para estabelecer os efeitos da hora das refeições irregulares e sobre a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2, hipertensão arterial e obesidade.

“Apesar de hoje compreendermos melhor o que devemos comer, ainda resta saber qual é a refeição que deve fornecer-nos mais energia”, acrescentou a especialista.”Embora as evidências sugiram que comer mais calorias no final da tarde está associado à obesidade, ainda estamos longe de compreender se o nosso consumo de energia deverá ser distribuído equitativamente ao longo do dia ou se o pequeno-almoço deve contribuir com a maior proporção de energia.”

 

Comentários

comentários