Há quem trabalhe… no carro?

Segundos dados do INE, há uma tendência laboral em crescimento: cada vez mais pessoas trabalham durante a deslocação para o local de trabalho.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, 71,9% da população portuguesa continua a trabalhar nas instalações da sua entidade empregadora. No entanto, a mobilidade está a mudar a forma de trabalhar dos portugueses, e há agora mais portugueses que afirmam trabalhar mais no trânsito do que em sua casa.
Assim, 112 mil pessoas empregadas em Portugal afirmam trabalhar a partir de um meio de transporte e apenas 68,3 mil referem fazê-lo desde o lar. Em termos percentuais isso significa, respetivamente, 2,4% e 1,5% da população empregada. Valores ainda relativamente baixos, mas reveladores de uma tendência.

Curiosamente, existem diferenças nos perfis dos utilizadores de cada um dos espaços referidos. E se há mais mulheres a optarem por trabalhar em casa (82,7% versus 61,6%), os homens predominam quando a escolha recai no veículo (4,2% contra apenas 0,6%).

Comentários

comentários