Menos alergias para quem chuchava no dedo em criança

Rói as unhas? Os seus filhos ainda chucham no dedo ou fizeram-no até tarde? Então… poderão vir a sofrer de menos alergias, revela estudo neozelandês.

Um estudo da Universidade de Otago, em Dunedin, na Nova Zelândia, concluiu que as crianças que têm estes hábitos são menos propensas a desenvolver alergias. E que a maior exposição do organismo a alguns germes fortalece o sistema imunológico.

No estudo participaram mil pessoas, entre os cinco e os 32 anos. As crianças que, aos cinco anos, costumavam roer as unhas e chuchar no dedo eram, aos 13 anos e de forma significativa, menos propensas a sofrer de alergias ao pó ou a animais domésticos, como cães e gatos. Já a maioria dos adultos que, aos 32 anos, sofria destas alergias não tinham estes vícios na infância.

O estudo, que aparece na edição de Agosto da revista Pediatrics EUA, sugere que a exposição na infância para os organismos microbianos através de atos como chupar o dedo e roer as unhas, reduz o risco de desenvolver alergias.

O principal autor do estudo Professor Bob Hancox diz que esta exposição pode alterar a função imune de modo que as crianças com esses hábitos tornam-se menos propensos a desenvolver alergias.

Comentários

comentários