Crianças, levantem-se!

 

As crianças que passam muito tempo sentadas, em frente à televisão, poderão ser mais vulneráveis à osteoporose. O estudo que aponta para este facto foi publicado este mês de Julho no Journal of Bone and Mineral Research. Uma equipa de investigadores acompanhou crianças e adolescentes até aos 20 anos de idade – quando a massa óssea está formada – que apresentaram menor massa óssea nessa idade os que mais horas tinham passado a ver televisão na infância.

Para o estudo, conduzido por Joanne A. McVeigh na Universidade de Curtin, em Perth, na Austrália, os pais de mais de 1.000 crianças australianas informaram o número de horas que cada criança assistiu por semana em idades 5, 8, 10, 14, 17 e 20 anos.

Aos 20 anos, os participantes tiveram exames de raios-X para avaliar o conteúdo mineral ósseo.

Os pesquisadores responsáveis por estudar a estrutura, a massa corporal, a atividade física, a ingestão de cálcio e de níveis de vitamina D, ainda descobriram que as crianças que estavam consistentemente sentadas em frente ao televisor apresentaram menor conteúdo mineral ósseo do que outros que despenderam menos tempo frente à televisão.

Comentários

comentários