Dicas fresquinhas sobre bebidas alcoólicas

Agosto apetece jantares de amigos no terraço. Pôr do sol, petiscos e… uma bebida. Mas faz ideia do que está a fazer bem e mal na hora de beber e servir um vinho aos seus convidados?Júlia- De bem com a Vida serve-lhe algumas dicas sobre álcool:

Proporções iguais– Um rosé fresquinho ao final do dia. Coloca-o dentro de um balde de alumínio com gelo. Errado. A maneira correcta de o fazer é colocar proporções iguais de água e de gelo no balde, só assim o seu vinho vai refrescar correctamente.

O vinho tinto vai sim para o frigorífico. E quem o afirma é Karen MacNeil, o autor de The Wine Bible ( A Bíblia do Vinho). Antes de servir, coloque a sua garrafa de tinto no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos para que esteja à temperatura correcta. Caso se esqueça da garrafa a refrigerar e fique por mais tempo, espere uns 15 minutos até servir.

Como deixar respirar o vinho. É quase senso comum que abrir a garrafa e “deixar o vinho respirar” é a forma correcta de o fazer. E sim, funciona. O melhor mesmo seria utilizar um decantador mas se não tiver um, sirva na taça e deixe respirar. Uma taça (ou o copo) é uma melhor opção que a garrafa.

Beber cerveja lá fora. Como? Vamos ao supermercado comprar bebidas antes de uma festa. Ah, cerveja, é fácil, e dá para para refrigerar em gelo. COMPRE DE LATA! Jeff Alworth, o autor de The Beer Bible ( A Bíblia da Cerveja) afirma que os recipientes em lata funcionam muito melhor na proteção do sol (e outros tipos de luz).

Filtre a vodka. Sim, parece muito estranho. Mas filtrar vodka tal como filtra a água vai melhorar o sabor da mesma. O truque é fazê-lo umas quatro ou cinco vezes, só assim notará diferença. E sabemos que não é mito pois foi testado pelo  by America’s Test Kitchen.

Não beba shots de tequila. Parece estranho, mas se a tequila for de boa qualidade vai saber-lhe melhor sem a tradicional adição de sal e limão no final.

Não agite o espumante. Já todos o fizemos. Principalmente na passagem de ano, mas não faça mais. Vai desperdiçar bebida, é perigoso e pode estragar o outfit do seu par. Mais ainda, na hora de sacar a rolha, o que roda é a garrafa. Deve segurar na rolha com uma mão e rodar a garrafa com a outra.

Colocar gelo no vinho. É um crime. Se tem esse hábito, perca-o já. Obter um vinho de qualidade é um processo trabalhoso e que exige paciência e dois cubos de gelo são o suficiente para o estragar. Adicionar gelo não é nada mais nada menos que anular aromas, corpo e outras características do vinho.

Não deixe garrafas destapadas no frigorífico. Vai absorver os aromas de outros alimentos e o oxigénio que vai oxidar a bebida. É preferível comprar uma rolha que dê para qualquer garrafa ou colocar a bebida de Baco que sobrou num outro recipiente.

 

Texto por Marta Amorim

 

 

Comentários

comentários