Premiadas aplicações que resolvem desafios do quotidiano

As três ideias de apps vencedoras da edição do Apps for Good 2015/2016 foram anunciadas, no passado dia 13 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

FQ9, Agro Conta e Help People são as melhores soluções desenvolvidas por alunos nacionais no âmbito desta iniciativa.

As ideias de aplicações vencedoras:

FQ9, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, é uma aplicação móvel, desenvolvida a pensar nos alunos do 9º ano a estudar Físico-Química. Apresenta tutoriais explicativos dos conteúdos do programa e a resolução de qualquer parâmetro das fórmulas Estimula assim o interessa e aumenta a motivação dos alunos para aprender os conteúdos desta disciplina.

A Agro Conta, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho II em Alijó,  é uma aplicação móvel, desenvolvida com o objetivo de auxiliar a economia de pequenos agricultores, pois vem registar os gastos realizados nas atividades agrícolas e os proveitos, de forma a verificar a viabilidade da exploração.

Help People, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa,  é uma aplicação móvel para ajudar as pessoas a ultrapassar as dificuldades associadas a uma vida mais isolada. Reúne contactos de emergência e contactos para fazer tarefas simples do quotidiano como encomendar o pão, chamar um táxi ou pedir os medicamentos à farmácia local.

Cook Wizard, desenvolvida por alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas, foi a solução escolhida pelo público, que durante uma semana teve oportunidade de votar online na sua proposta favorita. Sagrada vencedora do Prémio Escolha do Público, a Cook Wizard sugere aos seus utilizadores receitas organizadas por tipo de refeição, nível de dificuldade e tempo de execução, considerando ainda os ingredientes que o utilizador tem disponíveis em casa.

“O que me entusiasma é o facto de que este projeto não deveria ser apenas mais um projeto, mas devia estar na rotina de uma escola, que é colocar o conhecimento ao serviço do que é relevante e, neste caso, ao serviço de uma cidadania mais informada, mais ativa, que pretende resolver problemas na sociedade”,

declarou o Secretário de Estado da Educação João Costa durante a cerimónia de entrega dos prémios Apps for Good 2015/2016, o

José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, um dos primeiros apoiantes do programa, sublinhou que

“é um projeto de sucesso que pretende promover as capacidades e competências dos alunos, e no qual a DGE pretende continuar a apostar.”

A cerimónia contou ainda com a presença da Luísa Valle da Fundação Calouste Gulbenkian,  Iris Lapinsiki, co-CEO do Apps for Good , Isabel Mota, administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, João Correia de Freitas e Fernando Reis, Educom, e Isabel Leite, Fundação Belmiro de Azevedo e ex-Secretária de Estado da Educação e Ciência.

 

 

Comentários

comentários