Bons Conselhos: Saúde em viagem

 Saúde em viagem

Vou fazer uma viagem de férias em família para a Tailândia. Que cuidados devo ter a nível de saúde? Que medicamentos me aconselha a levar? E vacinas?

Sabia que…

Se vai viajar, pode agendar uma Consulta no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa. A Consulta do Viajante deve ser realizada, de preferência, quatro a oito semanas antes da data da partida, mas também pode ser muito útil se realizada na véspera. Para a consulta, deverá levar o boletim de vacinas e a listagem da medicação regular.

Uma vez que, estima-se, cerca de 8% dos viajantes procuram assistência médica por problemas de saúde durante a viagem ou após o regresso, é ainda aconselhada a Consulta de Medicina Tropical (pós-viagem).

Conforme partilha o site do IHMT, a Organização Mundial de Saúde recomenda a realização de exame médico após o regresso de uma viagem internacional nos seguintes viajantes:

  • Portadores de doença crónica (por exemplo, doença cardiovascular, diabetes mellitus, doença respiratória crónica);
  • Com manifestações clínicas nas semanas seguintes ao regresso a casa, particularmente em caso de febre, diarreia persistente, vómitos, icterícia, alterações do foro génito-urinário, doenças dermatológicas;
  • Que consideram que estiveram expostos a uma doença infecciosa durante a viagem;

Que estiveram mais de três meses num país em desenvolvimento.

Clínica Geral
Pedro Lopes, Médico de Clínica Geral

 

Comentários

comentários