Todos temos uma história. E esta quer pôr os portugueses a sorrir para os idosos

Lisboa tem um Chá que quer pôr os portugueses a sorrir para os idosos na rua.

O Chá sem fins lucrativos e com uma missão solidária é uma ideia de Sancha Trindade, autora da plataforma A Cidade na ponta dos dedos.

A missão do projeto é reduzir o impacto da solidão e isolamento melhorando, com a criação de um Chá que reverte o lucro integral para uma associação que ajuda em Lisboa mais de cento e vinte idosos, a Associação Mais Proximidade Melhor Vida. O Video tem como missão sensibilizar os habitantes das cidades para os idosos que passam na rua.

A Associação Mais Proximidade Melhor Vida apoia mais de 120 idosos residentes na Mouraria e Baixa Pombalina. Esta conta com a ajuda de uma rede de voluntários e existe com a ajuda de doações bancárias que ajudam esta família de idosos, muitos deles acamados.

Um sorriso, um ‘bom dia’ ou dois dedos de conversa mudam o dia de muitos idosos, que circulam em Lisboa e que sofrem de solidão extrema.

A Companhia Portugueza do Chá foi a marca nacional escolhida para produzir o Chá, uma loja que segundo a autora “apesar de ser uma marca recente é uma marca que acompanha a verdadeira identidade de Lisboa, tema que me preocupa bastante com o aumento do turismo”. O projeto que conta também com um video documentário  – realizado por Rui de Brito da Subfilmes hoje a viver em Hong Kong – tem como principal missão uma reflexão sobre o tema do abandono dos idosos em Portugal.

Todos temos uma história. E esta quer pôr os portugueses a sorrir para os idosos Cha-Atlantico-Todos-temos-uma-historia-1BA

Chá Atlântico.

Mas porquê?

Portugal é o pais mais envelhecido da Europa. 34,2% da população tem mais de 65 anos. Lisboa é a cidade capital mais envelhecida do continente Europeu. 71% da população residente, com mais de 50 anos está reformada.

Cerca de 50% da população idosa tem muita dificuldade ou não consegue realizar pelo menos uma das seis atividades básicas do dia a dia. Estas dificuldades afetam mais de um milhão de idosos em Portugal. Mais de metade das quais  vivem sozinhos ou acompanhadas apenas por outros idosos.

Nas cidades, a solidão não afecta apenas a população idosa. As redes sociais ajudam a compensar a ausência de contato, mas não substituem a interação ao vivo e a importância dos afectos. Nós somos os idosos de amanhã.

 

Onde comprar:
Companhia Portugueza do Chá
Rua do Poço dos Negros 105, Lisboa Tel. 213 951 614

 

https://vimeo.com/195288911

Comentários

comentários