ferias-de-natal

Quatro em cada dez portugueses vão ter férias na época natalícia

Em comparação a 2015, há mais portugueses a gozar férias no Natal e fim de ano, sendo que a maioria mantém a intenção de ficar em Portugal em detrimento de viajar para fora.

Inquérito concluir que a duração das férias é de entre duas a três noites, com 62% a viajarem em pares.

“Apesar de a maioria ter declarado que pretende ficar em casa, as intenções para viajar neste período (43%) são superiores às obtidas para o período de Natal e fim de ano de 2015, aumentando seis pontos percentuais”, afirma o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) em comunicado.

 Conclui o inquérito Avaliação das Intenções de férias de Residentes em Portugal — Natal/Fim de Ano 2016, realizado pelo IPDT, que dos 43% de portugueses que pretendem fazer férias no Natal e fim de ano, 78% deles vão ficar em território nacional, sendo as regiões do Porto e Norte e do Centro como “destinos preferenciais”.

Lisboa e a Madeira seguem-se com 14% e 11%, das respostas, respetivamente, sendo que entre os destinos europeus os mais escolhidos são Espanha, Reino Unido e França.

Conclui ainda o inquérito que a duração da estada das férias do próximo Natal/fim de ano será de entre duas a três noites, sendo que 62% viajarão a dois.

Ainda assim, há quem prefira ficar mais noites, e viajam em grupos maiores, sendo que aqui existe uma redução quanto ao passado ano de 2015.

 

A recolha de dados do estudo de intenções de férias para o Natal e fim de ano de 2016 decorreu entre 14 e 28 de novembro passado, através de um inquérito ‘online’, tendo sido obtidos 612 questionários válidos, preenchidos por cerca de 70% de mulheres e por inquiridos na sua maioria casados ou em união de facto, com uma idade média de 38 anos.

Comentários

comentários