Pedro-Lopes

Bons Conselhos: Diabetes

O nosso quadro de especialistas tem bons conselhos para as suas questões de saúde, alimentação, jurídicas, finanças pessoais, maquilhagem, psicologia, antienvelhecimento, entre outras áreas, que contribuem no dia a dia para o seu bem-estar.

Envie-nos as suas perguntas para [email protected].

Costumo medir a glicemia quatro vezes por dia e incomoda-me ter de me picar constantemente. O meu médico de família disse-me, porém, que já há outras formas de medir a glicemia. Falou-me num disco… Podem esclarecer-me sobre quais as melhores formas de fazer esta medição?

A monitoração contínua da glicose pode ser feita com um pequeno dispositivo portátil que permite o rastreio dos níveis de glicose no sangue ao longo do dia e da noite, notificando o doente de altos e baixos na glicemia para que este possa agir. Este sistema consiste num sensor discreto localizado logo abaixo da pele que mede os níveis de glicose. Por sua vez, este sensor está ligado a um transmissor que envia dados para um dispositivo de visualização. A evolução da glicemia é mostrada em cores vivas, permitindo ao doente identificar facilmente qualquer alterção e atuar de imediato. Desta forma, conseguimos minimizar os riscos que resultam da tomada de decisões com base numa medição única, permitindo uma melhor gestão da diabetes.

Clínica Geral
Pedro Lopes, Médico de Clínica Geral

Comentários

comentários