rute-caldeira

Bons Conselhos: Meditação

O nosso quadro de especialistas tem bons conselhos para as suas questões de saúde, alimentação, jurídicas, finanças pessoais, maquilhagem, psicologia, antienvelhecimento, entre outras áreas, que contribuem no dia a dia para o seu bem-estar.

Envie-nos as suas perguntas para [email protected].

Meditação

Frequentemente leio sobre meditação e o impacto que tem no relaxamento e no combate ao stress… Nunca fiz, mas gostava de experimentar. Há algum exercício que me aconselhem?

 

Uma meditação prática e simples acontece a partir da concentração na respiração. Escolha um sítio, uma varanda, no meio da natureza, uma sala cheia de plantas, um quarto com muita luz, escolha o local que lhe faça mais sentido. O importante é que se sinta bem nesse espaço. Escolha uma música calma, zen. A música é um excelente auxiliar, embala a nossa mente, o nosso corpo, leva-nos para cenários calmos.
Sente-se com as costas direitas e as pernas esticadas. Pouse as mãos sobre o seu colo, voltadas para cima em forma de concha. Inicie a partir daqui uma respiração abdominal. Inspire pelo nariz e encha a barriga como se fosse um balão. Mantenha a barriga cheia de ar ao mesmo tempo que retém a respiração. Expire suavemente e, em simultâneo, vá esvaziando totalmente o abdómen. Repita esta sequência várias vezes. Concentre-se apenas na sua respiração. Sinta a subida e descida do abdómen, concentre-se em tudo o que acontece ao seu corpo enquanto pratica esta respiração profunda.
Repita este exercício até ao ponto em que fica alienado de tudo, até ao ponto em que há uma espécie de dormência que flui desde os pés à cabeça. Esvazie e amnte e deixe apenas o oxigénio que o alimenta. Fica assim apenas ligado ao ato de respirar, ao ato de estar vivo, de sentir o coração bater; durante uns segundos, ligue-se só ao bater do seu peito… Como está em silêncio, vai conseguir senti-lo e ouvi-lo com muito mais precisão. Deixe-se ficar até sentir que descomprimiu todos os seus músculos e que a sua mente se renovou, a sua alma acendeu luz e está em paz.

 

Mind & Body

Rute Caldeira, Instrutora de Yoga
Autora de Liberta-te de Pensamentos Tóxicos (Manuscrito)

Comentários

comentários