A sua profissão é uma das mais procuradas em 2017?

Programadores de informática, engenheiros e comerciais são os profissionais mais procurados no mercado de trabalho português.

Há boas notícias para quem está à procura ou pretende mudar de trabalho durante este ano. Mais de 70% dos patrões a atuar em Portugal tenciona contratar mais trabalhadores, segundo o Guia do Mercado Laboral 2017, lançado esta semana pela consultora de recursos humanos Hays.

A agência de recrutamento ouviu mais de 2000 empregadores e revela que o perfil de contratações vai manter alguma “continuidade” face a anos anteriores, com os perfis comerciais, de engenharia e de tecnologias da Informação a ocuparem as principais posições nas prioridades de recrutamento para este ano.

No entanto, o estudo conta com algumas mudanças, nomeadamente na área de marketing e comunicação, a qual assinala 16% de intenções de recrutamento, mais três pontos percentuais do que no ano anterior.

A Norte do País, por exemplo, os perfis de engenharia, tecnologias da informação e logística são bastante superiores à média nacional, enquanto no Centro, o foco das empresas volta-se especialmente para a área comercial, embora mantenham a engenharia em 43%. Já a Sul de Portugal surgem os perfis de marketing e comunicação no top 3, superando engenharia.

Na hora de contratar as empresas olham, sobretudo, para as competências técnicas, para a proatividade e capacidade de trabalhar em equipa, não descurando a capacidade de trabalho e os valores de quem contratam.

Mas os trabalhadores também foram ouvidos neste estudo, que se baseou nas respostas de 2 641 profissionais qualificados. Segundo a análise, 73% dos trabalhadores não estão satisfeitos com as perspetivas de progressão na carreira e 71% considera mudar de emprego em 2017.

Entre os aspetos mais valorizados na hora de aceitar um emprego encontra-se, acima de tudo, a oferta salarial, seguida de um bom ambiente de trabalho, de um plano de carreira e de uma boa cultura empresarial. Já os benefícios mais apreciados são o seguro de saúde, a formação e a atribuição de um automóvel para uso pessoal.

Segundo o estudo da consultora Hays, os profissionais mais procurados no mercado laboral português são:

  1. Comerciais (41%)
  2. Engenheiros (25%)
  3. Tecnologias da Informação (25%)
  4. Marketing e Comunicação (16%)
  5. Administrativos/Suporte (11%)
  6. Financeiros (11%)
  7. Logística/Suply Chain (10%)
  8. Apoio ao Cliente/Contact Center (10%)
  9. Consultores (8%)
  10. Recursos Humanos/Payroll (8%)
  11. Retalho/Loja (5%)
  12. Ciências da Vida/Saúde (4%)
  13. Hotelaria/Turismo (4%)
  14. Jurídicos/Legal (3%)
  15. Procurement (Aprovisionamento) (2%)
  16. Auditores (2%)
  17. Controlo de Crédito/ Cobranças (1%)

 

Comentários

comentários