Programadores de informática, engenheiros e comerciais são os profissionais mais procurados no mercado de trabalho português.
Há boas notícias para quem está à procura ou pretende mudar de trabalho durante este ano. Mais de 70% dos patrões a atuar em Portugal tenciona contratar mais trabalhadores, segundo o Guia do Mercado Laboral 2017, lançado esta semana pela consultora de recursos humanos Hays.
A agência de recrutamento ouviu mais de 2000 empregadores e revela que o perfil de contratações vai manter alguma “continuidade” face a anos anteriores, com os perfis comerciais, de engenharia e de tecnologias da Informação a ocuparem as principais posições nas prioridades de recrutamento para este ano.
No entanto, o estudo conta com algumas mudanças, nomeadamente na área de marketing e comunicação, a qual assinala 16% de intenções de recrutamento, mais três pontos percentuais do que no ano anterior.
A Norte do País, por exemplo, os perfis de engenharia, tecnologias da informação e logística são bastante superiores à média nacional, enquanto no Centro, o foco das empresas volta-se especialmente para a área comercial, embora mantenham a engenharia em 43%. Já a Sul de Portugal surgem os perfis de marketing e comunicação no top 3, superando engenharia.
Na hora de contratar as empresas olham, sobretudo, para as competências técnicas, para a proatividade e capacidade de trabalhar em equipa, não descurando a capacidade de trabalho e os valores de quem contratam.
Mas os trabalhadores também foram ouvidos neste estudo, que se baseou nas respostas de 2 641 profissionais qualificados. Segundo a análise, 73% dos trabalhadores não estão satisfeitos com as perspetivas de progressão na carreira e 71% considera mudar de emprego em 2017.
Entre os aspetos mais valorizados na hora de aceitar um emprego encontra-se, acima de tudo, a oferta salarial, seguida de um bom ambiente de trabalho, de um plano de carreira e de uma boa cultura empresarial. Já os benefícios mais apreciados são o seguro de saúde, a formação e a atribuição de um automóvel para uso pessoal.
Segundo o estudo da consultora Hays, os profissionais mais procurados no mercado laboral português são:
- Comerciais (41%)
- Engenheiros (25%)
- Tecnologias da Informação (25%)
- Marketing e Comunicação (16%)
- Administrativos/Suporte (11%)
- Financeiros (11%)
- Logística/Suply Chain (10%)
- Apoio ao Cliente/Contact Center (10%)
- Consultores (8%)
- Recursos Humanos/Payroll (8%)
- Retalho/Loja (5%)
- Ciências da Vida/Saúde (4%)
- Hotelaria/Turismo (4%)
- Jurídicos/Legal (3%)
- Procurement (Aprovisionamento) (2%)
- Auditores (2%)
- Controlo de Crédito/ Cobranças (1%)