Os Passadiços do Paiva vistos pelo melhor fotógrafo de viagens do mundo

Joel Santos, recentemente eleito o melhor fotógrafo de viagens do mundo, esteve nos Passadiços do Paiva numa manhã de nevoeiro e filmou o que resta deste “santuário” natural consumido duas vezes pelo fogo.

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca (Aveiro). Ao longo de 8 quilómetros, ao som da corrente do rio e do vento, os Passadiços do Paiva serpenteiam num cenário natural onde a água, os cristais de quartzo e algumas espécies em extinção na Europa são os protagonistas.

Desde que abriram ao público, em Junho de 2015, os passadiços do Paiva, onde 2000 metros cúbicos de madeira nos conduzem a cantos nunca antes observados com tanto detalhe, foram notícia por várias vezes, tendo já chegado a receber 10 mil pessoas num só dia à procura da paisagem protegida e da fotografia mais desejada.

No entanto, o percurso que se estende entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca também já viveu algumas provações. Em 2015 e em 2016, este local foi alvo de dois incêndios de grande dimensão que ameaçaram a sobrevivência deste cenário sem igual, reconhecido como Património Geológico da Humanidade pela UNESCO. Joel Santos, considerado recentemente o melhor fotógrafo de viagens de 2016, filmou o local entre um e outro incêndio e divulgou agora o resultado final dessas filmagens.

O vídeo, filmado com um drone DJI Phantom 4 e um DJI Inspire 1 Pro, mostra um manto de nevoeiro que recorda os ditos incêndios, bem como a zona, entretanto destruída e em reconstrução, dos troços mais íngremes dos passeios de madeira. Uma viagem que ficará, com certeza, no coração e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.

Comentários

comentários