Alexandra Lucas Coelho: A repórter que veio do Rio

“Eu só comprava o Público para ler as crónicas de Alexandra Lucas Coelho.” Comentários como este encheram as redes sociais de indignação perante a dispensa da jornalista e escritora do jornal Público. Desde 1998 que Alexandra nos “enche de mundo”, com muito Caetano e axé do Brasil, através das suas crónicas. Tinha acabado de aterrar em Portugal quando lhe lancei este convite para nos sentarmos à conversa.

Quem é Alexandra Lucas Coelho?

Tem 49 anos, é licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou dez anos na rádio e, em 1998, entrou para o jornal Público. A partir de 2001, começou a viajar com frequência para o Médio Oriente e Ásia Central e esteve seis meses em Jerusalém como correspondente. Alexandra conta que as cidades que melhor conhece depois de Lisboa são Jerusalém e o Rio de Janeiro (cidade onde também viveu e sobre a qual tem o blogue http://blogues.publico.pt/atlantico-sul/). Recebeu prémios de reportagem do Clube Português de Imprensa, Casa da Imprensa e o Grande Prémio Gazeta 2005. Em 2007, publicou Oriente Próximo, um conjunto de narrativas jornalísticas entre israelitas e palestinianos. Seguiram-se Caderno Afegão e Deus-dará.

Sobre Deus-dará

Aborda a história entre o Brasil e Portugal durante os últimos 500 anos. Na contracapa, refere-se que este livro pretende abarcar “quinhentos anos de história entre Portugal e Brasil num romance passado na atualidade”. Tudo se desenrola com um turista, a chegada ao aeroporto do Galeão no dia 19 de dezembro de 2012, e uma viagem descrita através de uma combinação sábia de reportagem e ficção.

Comentários

comentários