Icebergue enorme dá à costa

Iceberg para na costa canadiana

Ao ver um iceberg parar na costa canadiana, muitos avisam sobre o aquecimento global.

Mas não pela razão que está a pensar…

Esta rota de icerbegs é a mesma que o Titanic atravessou quando o desastre ocorreu. Ao longo dessa rota existe uma vila que se chama Ferrytown, na região de Newfoundland, no Canadá. Esta é uma época de turismo para a vila.

Na verdade, a chamada “época dos icebergs” começa em Abril. Esta época é assim denominada pelo facto de passarem vários icebergs pela costa da vila devido a essa rota marítima.

Este em particular deu à costa no dia 20 de Abril e obteve imensa atenção devido ao seu tamanho. Tem uma altura de 15 andares a partir da superfície. E essa massa à superfície é apenas 10 por cento do tamanho total.

Tem sido uma temporada movimentada para icebergs até agora, com 616 já tendo passado para as rotas marítimas do Atlântico Norte, em comparação com os 687 do fim de setembro, no final da temporada do ano passado.

Especialistas atribuem este fenómeno aos ventos contrários atípicos que estão a atrair icebergs para sul, assim como também à possibilidade de se dever ao aquecimento global, que acelera o derramamento da camada de gelo da Gronelândia.

Comentários

comentários