Sarampo: vacina para quando?

Sarampo: Afinal, vacina para quando?

As vacinas contra o sarampo são administradas apenas a partir dos 12 meses, mas o bebé que alegadamente contagiou a jovem com sarampo no Hospital de Cascais tinha 13 meses. Nas notícias, explicou-se que não havia sido vacinado antes por ter estado com febre.


A questão é: para prevenir estas situações, não deveria a vacina contra o sarampo ser administrada mais cedo nas crianças? Falámos com o Dr.
Pedro Lopes, Médico de Clínica Geral, para nos esclarecer.

 

A vacinação contra o sarampo está disponível em Portugal desde 1973 e faz parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV). A vacina anti-sarampo é uma dos componentes da VASPR (vacina anti-sarampo, anti-parotidite e anti-rubéola). Deve ser administrada em duas doses: aos 12 meses de idade e aos 5 anos.

É possível e seguro vacinar antes dos 12 meses, embora esta estratégia faça mais sentido em situações de epidemia. Nesses casos, essa dose é considerada como uma ‘dose zero’ e não dispensa a imunização normal aos 12 meses e aos 5 anos. Caso a criança seja vacinada antes dos 12 meses, deve garantir-se um intervalo entre administrações de pelo menos 4 semanas.

Antes dos 6 meses, a vacina não deve ser administrada, porque o sistema imunitário do bebé ainda não tem maturidade para processar a vacina, pelo que a vacinação não confere imunidade, além dos potenciais efeitos adversos.

Comentários

comentários