Como fazer amigos sem facebook

Amizade: Como fazer amigos na idade adulta (sem internet)

Nos tempos de escola, é fácil ter duas mãos-cheias de bons amigos. Com o tempo, ficam alguns pelo caminho. E as contas de diminuir prosseguem… A não ser que façamos “melhores amigos” na idade adulta.

Pode não ser tão fácil. Mas há conselhos para aperfeiçoarmos a tarefa!

Os seus melhores amigos cabem numa mão? Não está sozinho nesta. Em 1985, a maioria das pessoas disseram ter três amigos próximos. Em 2004, o número mais comum era zero.

Numa pesquisa realizada em 1985, as pessoas foram convidadas a enumerar os seus amigos em resposta à pergunta: “Nos últimos seis meses, quais foram as pessoas com quem discutiu assuntos importantes?” O número mais comum de amigos indicado foi três.

A mesma pesquisa decorreu novamente em 2004. Desta vez, o número mais comum de amigos foi zero. E apenas 37% dos entrevistados referiram três ou mais amigos. Em 1985, apenas 10% indicavam que não tinham confidentes. Em 2004, esse número disparou para 25%. Um de cada quatro de nós não tem praticamente ninguém com quem partilhar as suas tristezas e alegrias.

E, nos seus últimos momentos de vida, as pessoas posicionam o facto de não terem contactado mais com amigos em 4.º lugar no ranking das situações de que mais se arrependem.

Solução: Fazer amigos

Andrea Brandt, terapeuta americana de casamento e família, conta que, “para fazermos novos amigos enquanto adultos, temos de conhecer novas pessoas. Para conhecermos novas pessoas, temos de fazer coisas novas. E, para fazermos ainda mais coisas novas e divertidas com essas pessoas novas que conhecemos, temos de ser o tipo de pessoa de que alguém gostaria de ser amigo. Pode não ser tão fácil como fazer amigos na escola primária, mas é provável que não seja tão difícil como teme. E vale mesmo a pena”.

Dicas para fazer amigos:

  1. O novo começa com o antigo

O primeiro passo para fazer novos amigos é… não o fazer. Em vez disso, restabeleça o contacto com velhos amigos.

As relações latentes − muitas vezes negligenciadas ou subutilizadas − podem ser uma valiosa fonte de conhecimento e capital social.

São pessoas com quem já tem uma história, pelo que levará menos trabalho e tempo a conhecer. Telefone para perguntar: “O que é feito de ti?”

  1. Oiça, procure semelhanças, e celebre

Não seja interessante, fique interessado.

Há pessoas que tendem a reagir por serem mais abertas e vulneráveis. O facto de ambos estarem a baixar a sua guarda ajuda a estabelecer as bases para uma relação mais rápida, mais íntima.

  1. Procure as instituições comunitárias

Associações recreativas, paróquias, juntas de freguesia, até o café da esquina… muitos destes locais oferecem atividades como jardinagem, jogos de tabuleiro, política, cozinhar…

  1. Seja um universitário outra vez

Existem cursos, workshops e formações, desde a cerâmica ao críquete. Para muitas pessoas, é melhor do que conhecer novas pessoas num ginásio. Com a vantagem extra de ganhar novas competências.

  1. Dedique-se ao voluntariado

Ao ser voluntário, vai encontrar pessoas com as mesmas preocupações que as suas. É meio caminho andado para iniciar uma amizade.

Comentários

comentários