“A situação é muito mais favorável do que aquela que tivemos ontem (terça-feira) à tarde e que tivemos também durante a noite. Temos duas frentes ativas ainda, que estão a ceder aos meios de uma forma considerável”.
Estas são as declarações à agência Lusa do adjunto do Comando Nacional de Bombeiros, Pedro Nunes.
Pedro Nunes referiu que o combate ao incêndio que deflagrou em Góis desde sábado estava “a evoluir favoravelmente. De cinco frentes, três já se encontram em rescaldo e vigilância.
Segundo o adjunto, as duas frentes ativas localizam-se nas áreas de Capelo e de Carvalhal. O que “não quer dizer que os lugares estejam em perigo,” avisa, dando apenas os nomes das localidades mais próximas por uma alocação geográfica de onde está o fogo ativo.
O município de Góis está próximo de Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria. Faz fronteira com o concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra. As chamas para lá progrediram desde irromperem em Fonte Limpa, no passado sábado.
Pelas 08:00 da manhã de quarta-feira, estavam no local cerca de 1.070 operacionais, 350 veículos, contando com a “ajuda preciosa de nove máquinas de rasto”. Contam ainda com a intervenção de 11 aviões pesados, dois dos quais já se encontram a operar.
Pedro Nunes acrescenta que “o esforço de todos os operacionais envolvidos neste teatro de operações tem sido considerável e o objetivo comum a todos é ter esta situação sob o domínio total nas próximas horas. Todos gostaríamos de ter esta situação dominada, para que não tenhamos mais uma situação complicada hoje durante a tarde na zona de Góis.”
Apesar de uma situação tranquila, os fogos já obrigaram à evacuação de 27 aldeias, segundo a Guarda Nacional Republicana, em declarações à Lusa. As temperaturas baixaram, o que ajudou a situação.
Evacuações:
Tratam-se de 23 aldeias que foram evacuadas no concelho de Góis:
- Aldeia Velha,
- Alvares,
- Amioso Cimeiro,
- Cabreira,
- Cadafaz,
- Candeia,
- Candosa,
- Capelo,
- Carvalhal do Sapo,
- Cimeira,
- Colmeal,
- Corterredor,
- Estevianas,
- Folgosa,
- Fonte dos Sapos,
- Moradia,
- Saião,
- Salgado,
- Sandinha,
- Selada do Braçal,
- Sobral,
- Tarrastal,
- Travessas
Em Arganil, três aldeias também foram evacuadas:
- Adcasal,
- Pracerias,
- Linhares