The Inventors percorrem o país a por as crianças a inventar!

The Inventors: Estes campos de férias querem passar do “Não inventes” para o “Inventa!”

Os The Inventors estão a percorrer o país com atividades de férias a inventar.

As inscrições estão abertas dos 7 aos 14 anos nas cidades de Lisboa, Porto, Viseu, Leiria, Angra do Heroísmo, Funchal, Faro e Caldas da Rainha (5 dias das 9h às 18h). E põe as crianças a construir catapultas, a programar, a construir sabres de luz, guitarras elétricas e… fidget spinners.

No ultimo ano, The Inventors ensinaram mais de 4 mil crianças a inventar Kits eletrónicos em mais de 110 locais. Os campos de férias de verão vão correr o país com dois tipos de atividades, a semana Thomas Edison e a semana Leonardo Da Vinci.

As atividades têm lugar nos cinco dias das 9h às 18h, de Julho a Setembro. As crianças desenvolvem o primeiro contacto e aprendizagem por disciplinas como a eletrónica, mecânica, programação e animação, através de iniciativas como a construção de fidget spinners costumizados e testados com contadores de rotações electrónicos, ou a programação de arduinos, ou a construção de pontes, entre muitas outras.

O desafio parece complexo, mas esta novidade dos campos de férias de verão de 2017 promete deixar os mais novos maravilhados com a ideia de construir um fidget spinner do princípio ao fim, garante José Malaquias, um dos responsáveis pelo projeto educativo The Inventors e engenheiro eletrónico de formação.

Para muitas crianças, os nossos campos são o primeiro ponto de contacto que estabelecem com a tecnologia”, refere Manuel Câmara, um dos co-fundadores do The Inventors. “Mais do que ensinar ‘matéria’, estes campos foram desenhados para garantir que os mais novos têm uma experiência fantástica e inspiradora com estas áreas. Queremos que as crianças, mas também os pais, sintam que estes temas afinal são acessíveis e que conseguem trabalhar e brincar com estes elementos.”

Cada semana custa a partir de €149 e há pacotes com almoços incluídos. Calendário e preços aqui.

SOBRE A THE INVENTORS

The Inventors começou com uma atividade numa escola. Na altura, alguns elementos do The Inventors pretendiam testar kits de eletrónica em ambiente escolar para a empresa onde trabalhavam.

Mas o interesse dos mais novos superou as expetativas. Nasceu então a ideia de fazer um campo de férias. E depois, José Malaquias e Manuel Câmara dedicaram-se a este projeto a tempo inteiro, em parceria com escolas.

Manuel Câmara, economista, passou por escolas nos EUA e Reino Unido. A variedade de experiências educativas fez com que questionasse o sistema atual educativo em Portugal. Com o The Inventors, Manuel procura melhorar as perpectivas de futuro das crianças. Procura estimular-lhes a criatividade, dar-lhes confiança de que são capazes de aprender e utilizar diferentes tecnologias. Ganhar o gosto por novos desafios e projetos é fundamental.

A The Inventors foi fundada oficialmente em Fevereiro de 2016. Está localizada junto à Faculdade Ciências e Tecnologia, na Costa da Caparica. Atualmente conta com 23 monitores e está a caminho da internacionalização. O primeiro passo já foi dado: The Inventors Espanha.

Comentários

comentários