Preguiça: Quantos passos andam os portugueses em média?

Preguiça: Somos medianos, mas os espanhóis estão à frente

A Revista Nature publicou um estudo da Universidade de Stanford sobre preguiça. Mais propriamente medida pela quantidade de passos que damos por dia.

Hong Kong está em primeiro lugar na actividade, com a média de 6.880 passos diários registados por telemóveis. A Indonésia, com apenas 3.513, está em último. E Portugal?

O estudo analisou dados anónimos de smartphones de mais de 700 mil pessoas em 111 países durante 95 dias.

Portugal está na média dos 5.000 passos. Está ao nível mediano da população mundial de 4,961 passos. Os espanhóis têm uma média perto dos 6000.

Mas tal não significa que estamos em baixo de forma. Segundo os investigadores, a média de um país não era o melhor indicador da respetiva taxa de obesidade. Existe, no entanto, um fator que os cientistas chamam de “desigualdade de atividade”, que acabou por ser mais importante. Esta é a diferença entre as pessoas mais e menos ativas num país (semelhante à “desigualdade salarial”, que é a diferença entre as pessoas mais ricas e as mais pobres). Esse nível de desigualdade de atividade foi o fator descoberto como fortemente vinculado à taxa de obesidade.

Investigadores descobriram que existem locais mais propícios para andar que outros. Estes locais mais acessíveis tendem a ter menores níveis de desigualdade na atividade física das pessoas.

“Nas cidades que são mais tranquilas, todos tendem a andar mais diariamente, seja homem, mulher, jovem ou mais velho, de peso saudável ou não,” declarou a co-autora do estudo Jennifer Hicks, diretora de ciência de dados do Centro de Mobilização na Universidade de Stanford. Assim, a forma como o ambiente é construído torna-se uma influência importante para os níveis de atividade e a saúde da população.

Comentários

comentários