Toques de números desconhecidos? Pode ser burla

Toques de números desconhecidos? Pode ser “caso de polícia”

Quem o diz é a Anacom, no seguimento do recente fenómeno das chamadas internacionais que os portugueses estão a receber.

Foi em meados de Julho que os portugueses começaram a ser bombardeados com chamadas de números internacionais desconhecidos. De acordo com o Expresso, que falou com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), o organismo que regula as comunicações nacionais, estas chamadas internacionais não são mais do que um esquema de ciberfraude e, como tal, estamos perante “um caso de polícia”.

Por essa razão, a recomendação do regulador vai ao encontro do conselho da DECO e das operadoras telefónicas que receberam queixas por parte dos consumidores: não devolva chamadas de números desconhecidos.

Mas como funciona a burla?

O esquema é simples: recebe dois toques de um número internacional, que fica na expectativa que retribua a chamada. Caso o faça, ser-lhe-á cobrado o valor de uma chamada internacional que, dependendo do destino, poderá oscilar entre 5 a 6 cêntimos por minuto.

Polónia (+48), Tunísia (+216) e Mónaco (+ 377) são alguns dos países de origem das chamadas deste esquema que tem afetado dezenas ou centenas de clientes de todas as operadoras em Portugal.

Não estando ainda comprovado que esta situação se trata de um caso de burla internacional, a prevenção é mesmo o melhor remédio. Como tal, não se esqueça: não retribua chamadas de números internacionais se tiver dúvidas relativamente à sua origem.

Comentários

comentários