Os “tesourinhos” das campanhas eleitorais

A pouco tempo das eleições autárquicas, alguns candidatos apostam forte e campanhas criativas e inusitadas. Entre cartazes com erros gramaticais, mensagens sugestivas, fotos confusas e estranhas técnicas de Photoshop, há de tudo por este país fora.

É o tempo das bandeiras, dos comícios das arruadas. Nesta reta final para as autárquicas, candidatos a câmaras municipais e juntas de freguesia usam todo o tipo de estratégicas publicitárias para conquistar votos.

E se há campanhas com a máquina bem oleada, pensadas ao milímetro, noutras o orçamento não estica e obriga a soluções mais criativas para apelar ao voto. Aqui vale tudo. Frases cheias de trocadilhos, erros ortográficos, piadas sem graça, promessas megalómanas, fotos estranhas.

Há candidatos que, de quatro em quatro anos, se apresentam em candidaturas diferentes, como Carla Leitão, que, nos cartazes, mudou de 2013 para 2017 do PSD para o PS na freguesia de Oleiros, mas não mudou de vestido na fotografia. Outros usam mensagens enigmáticas como a da candidata do CDS em Água e Borralha, que diz no cartaz “Eu sou a Tixa mas podes chamar-me Salomé” ou “Eu sou o Victor mas podes chamar-me Salomé”. E há também quem recorra a jogos de palavras. No Porto, a candidata do PNR, Sandra Martins, propõe-se “fazer das tripas coração”, mas João Patrocínio, candidato do mesmo partido em Almada, vai mais longe e diz que “a Candidatura Nacionalista” é “a melhor p’Almada”.

É caso para dizer que a criatividade da campanha autárquica não escolhe freguesias, nem concelhos, nem cores partidárias e o resultado pode muito bem arrancar algumas gargalhadas, como pode ver na galeria acima.

Até vale dar música aos eleitores

Mas a criatividade não se fica apenas pelos cartazes eleitorais. Há candidatos que apostaram também nos vídeos como marketing político e adaptaram músicas conhecidas dos portugueses, usando-as como hino de campanha. Entre os que têm provocado mais reações encontra-se o hino da campanha de José Carlos Rendeiro, candidato do PS de Vila Pouca de Aguiar, inspirado na música “Despacito”, de Luís Fonsi. Se ainda não conhece, veja aqui:

Despacito? Deixem de ser burros."Jo-Sé-CarLos"PS de Vila Pouca de Aguiar a arriscar entrada directa nos tops!

Publié par Tesourinhos das Autárquicas 2017 sur jeudi 8 juin 2017

De 4 em 4 anos temos disto. Portugal no seu melhor… ou pior.

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