Depois da Baleia Azul, surge mais um jogo perigoso

Depois da Baleia Azul, chega o jogo do sal e do gelo

Há um novo “desafio” viral na internet que está a deixar as autoridades preocupadas e a colocar em risco a saúde dos adolescentes. Pais fiquem alerta!

Depois do jogo da baleia azul e do desafio da canela, chegou agora a moda de queimar a pele com sal e gelo, o que pode trazer consequências irreversíveis para a pele ou até mesmo levar à morte.

O jogo teve origem nos Estados Unidos, já chegou a Espanha e tem vindo a preocupar as autoridades espanholas, que já alertaram os pais e a sociedade em geral para os perigos que este acarreta.

O “desafio” consiste em juntar uma determinada quantidade de sal e gelo, aplicar esta mistura na pele e aguentar o máximo tempo possível. Depois de queimados, os jovens são incentivados a partilhar a imagem nas redes sociais com as hashtags ‘#iceandsalt’, ‘#iceandsaltchallenge’ ou ‘#hieloysal’.

A combinação de sal com gelo, quando aplicado na pele, pode chegar aos 20 graus negativos. O frio é tão intenso que provoca ferimentos graves e tem consequências irreversíveis para a pele.

O jornal El Español falou com o dermatologista Pablo de la Cueva que explicou quais as consequências deste imprudente jogo: “a pele pode sofrer danos de diferentes graus, desde pequenas irritações que a deixam vermelha e inflamada até feridas estruturais e necrose. Uma prática completamente desaconselhada”.

Como o gelo funciona como anestésico, os adolescentes não se apercebem do mal que estão a fazer à pele durante o processo. Só quando param.

A Guarda Civil espanhola, através do Twitter, partilhou uma imagem de um dos jovens que participou no desafio com a legenda “apesar de ser algo muito idiota, há gente que o faz”.

O desafio já fez uma vítima mortal nos E.U.A. Um adolescente de 12 anos morreu depois de ter pedido aos amigos que lhe colocassem sal e gelo nas costas em forma de cruz. Aguentou durante 20 minutos.

Depois do desafio da Baleia Azul – que provocou a morte a dezenas de jovens por todo o mundo -, as autoridades temem agora que o desafio do sal e do gelo possa tomar maiores proporções. Pais fiquem atentos!

Comentários

comentários