Mulheres “não merecem conduzir porque têm um quarto do cérebro”

Mulheres “não merecem conduzir porque têm um quarto do cérebro”

Foi esta a frase proferida por um clérigo saudita durante uma conferência sobre “os perigos de uma mulher ao volante”. Na sequência da afirmação o homem foi proibido de fazer futuras pregações e de liderar eventos religiosos.

O xeque Saad Al-Hijri, clérigo saudita responsável pelas fatwas (opiniões legais no direito islâmico) em Assir, tem estado a ser alvo de críticas depois de afirmar, durante uma conferência sobre “os perigos de uma mulher ao volante”, que as mulheres só possuem “metade do cérebro”, mas que quando vão às compras “ficam apenas com um quarto”.

O discurso, que está a circular pela Internet, está a causar muito tumulto e indignação. No Twitter foi inclusive criada uma hashtag árabe que se traduz para “Al-Hijri diz que as mulheres têm um quarto de cérebro” para exprimir a revolta dos utilizadores.

https://youtu.be/v6hvolKXwxI

De acordo com a BBC, Saad Al-Hijri foi proibido de fazer futuras pregações e de liderar eventos religiosos. Mas alguns utilizadores das redes sociais não acham essa punição suficiente, defendendo que existem “outros clérigos barbudos que vão continuar a passar fatwas discriminatórias”.

Recorde-se que as mulheres não podem conduzir na Arábia Saudita e, embora não haja legislação oficial nesse sentido, a imposição cultural acabou por prevalecer até aos dias de hoje.

Comentários

comentários