Fazer as malas - Menopausa

Fazer as malas

A menopausa é uma autêntica viagem. Novos sintomas por descobrir e para ultrapassar. E no final ‘regressamos’ mais fortes. Vamos lá fazer as malas e desfrutar!

O destino? Cerca de 75% das mulheres na menopausa experienciam afrontamentos, ou seja, súbitas ondas de calor causadas pelas transformações hormonais e que podem durar segundos ou até meia hora. Portanto, minhas senhoras, locais paradisíacos com sol escaldante estão fora de questão. Venha uma piscina, um SPA, umas termas. E um gadget na carteira: uma miniventoinha!

Fazer as malas shutterstock_559432306_red

O desconforto? A secura vaginal é comum em 55% das mulheres durante a menopausa e decorre da diminuição de estrogénio, que em níveis regulares ajuda a manter o revestimento da vagina espesso e saudável. Esta situação torna-se desconfortável no dia a dia, na atividade sexual e na prática de exercício físico. Entre as soluções, destacam-se produtos de higiene feminina e ainda uma cirurgia de restauração vaginal, que, através de laser, restaura e rejuvenesce o tecido vaginal. Desconfortável é ainda a incontinência urinária, que pode também ocorrer nesta fase da menopausa. Exercícios de Kegel recomendam-se, pois fortalecem o pavilhão pélvico.

Para cada problema, uma solução. De qualquer forma, em viagens de longo curso, escolha bem o seu lugar no meio de transporte. O local mais perto da janela, no avião, pode oferecer uma boa vista, mas para quem sente necessidade de ir à casa de banho com frequência pode não ser a escolha mais prática.

Fazer as malas shutterstock_193446176_red

As insónias? Às alterações do sono, somam-se os suores noturnos e, por mais carneirinhos que se contem, os olhos continuam abertos. Se for de viagem, não desvalorize os pijamas – sim, o plural é propositado − e a almofada, que proteja a sua pele mais seca e ajude a manter o rosto fresco.

Fazer as malas shutterstock_417115363_red

O stress? Vai viajar ou vai stressar? Para tirar o máximo partido do seu destino, procure chegar sempre com antecedência aos locais, para controlar a irritabilidade que ocorre com as alterações hormonais da menopausa. Dê descanso ao relógio e esqueça as agendas apertadas. Relaxar é palavra de ordem!

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários