Dia Mundial do Sorriso

5 Razões para sorrir

É simples e faz tão bem. Neste Dia Mundial do Sorriso deixamos-lhe cinco boas razões para sorrir. Mas ainda existem muitas mais… Por isso, sorria, sorria muito!

Hoje, 6 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Sorriso, conhecido oficialmente como “World Smile Day”. Implementada desde 1999, esta data é assinalada na primeira sexta-feira do mês de outubro e foi criada para homenagear o criador da imagem do “smiley”, Harvey Ball.

Apesar de esta ser a data oficial, a 28 de abril também se celebra o sorriso a nível mundial, desde que pelas redes sociais se espalhou, erroneamente, a ideia de que esta era a data do dia mundial do sorriso.

Além de ser grátis, o sorriso é considerado por muitos como um dos maiores tesouros do ser humano. E a verdade é que existem razões para isso. Diversos estudos demonstram que sorrir faz milagres à mente e ao corpo, ajudando a reforçar o sistema imunitário, a diminuir a ansiedade, a queimar calorias e até a torná-la mais jovem, entre muitos outros benefícios.

1. Previne doenças

Sorrir provoca alterações no nosso corpo. Após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo. Diversos estudos mostram que pessoas que sorriem muito são menos propensas a desenvolverem doenças cardíacas e desfrutam de um melhor estado de saúde.

2. Combate o stress

Ter pensamento positivo é o primeiro passo para alcançar uma vida feliz. Além de ajudar a reduzir o stress, o sorriso pode auxiliar na recuperação de estados depressivos.

3. Melhora o humor

Sorrir, ou ver uma pessoa a sorrir, deixa-nos mais bem-dispostos. Psicólogos descobriram que se sorrirmos abertamente durante 60 segundos, mesmo que seja forçadamente, o nosso cérebro vai libertar endorfinas, o que irá dar uma sensação de prazer e felicidade.

4. Rejuvenesce

Quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem. O sorriso natural ativa as células do rosto e dá um brilho natural à pele. De acordo com Michael Roizen e Mehmet Oz, autores do livro “You – Manual de Instruções”, um sorriso aberto ou uma gargalhada pode rejuvenescê-lo entre 1,7 e oito anos. Ao que tudo indica sorrir é um lifting natural e uma garantia para sentir-se sempre jovem e feliz.

5. Aumenta a produtividade

Sorrir não só melhora a sua imagem no local de trabalho, como também pode ajudá-lo a ser mais produtivo. Quem sorri e tem bom humor é geralmente mais produtivo e trabalha de melhor forma. E, como se sabe, bons profissionais são, regra geral, mais felizes.

Não acredita? Então comece já a sorrir. Mesmo que não tenha vontade, vale a pena o esforço.

Comentários

comentários