Constipação: 10 dicas

Constipação: 10 dicas para não cair à cama

A época da constipação demorou, mas chegou. As mínimas já chegam aos 10 graus, e os aquecedores já aparecem nas filas das frentes das lojas de eletrodomésticos.

Aqui ficam, por isso, algumas dicas para lutar contra a constipação. Porque quem está prevenido vale por dois.

  1. Lave as suas mãos

É fundamental. Esqueça as sopas e os chás – se sente já uma ligeira constipação a aproximar-se, lave as mãos, e lave-as bem. Um truque para saber quanto tempo é suficiente para esfregar as mãos em água tépida com sabão é cantar os Parabéns enquanto o faz. Dá-lhe cerca de 20 segundos. Se já começou a espirrar ou a tossir, faça-o para a sua manga, e não para a mão. E, mais uma vez, lave as mãos e as superfícies onde toca.

 

  1. Durma bastante

Já sabemos que o sono é fundamental para uma boa saúde. Mas estudos revelaram que umas boas noites de sono são fulcrais para prevenir a gripe e as constipações. A quantidade também é importante: um estudo revela que os adultos que dormiam apenas 6 horas por dia tinham mais propensão para adoecer do que aqueles que dormem pelo menos 7. Lá diz o ditado: deitar cedo e cedo erguer…

 

  1. Sem stress

Os romanos já diziam “mente sã em corpo são”. Na Roma Antiga não se brincava com a saúde. E os estudos atuais comprovam esse conhecimento antigo: a hormona do stress (o cortisol) está intensamente relacionada com a falta de imunidade contra constipações e gripes. Chega assim ao ponto de as pessoas mais stressadas apresentarem o dobro da probabilidade para ficarem constipadas. Dicas para descansar? Um bom livro, um hobby (tricotar e livros para colorir), um bom banho, ou 10 minutos só para estar consigo mesmo e os seus pensamentos. Fazem milagres.

 

  1. Mexa-se

Quando está tudo congestionado e a cabeça pesada, pode pensar que fazer exercício é a última coisa a fazer. Mas na verdade, exercício regular pode ser crucial para lutar contra a constipação. E não tem de ser com muita intensidade – foi revelado que atividade física de intensidade moderada aumenta a capacidade imunológica e diminui a probabilidade de ficar doente em metade. Consta que, pelo menos, 30 minutos por dia chega.

 

  1. Beber água? A suficiente!

Pode parecer contra-intuitivo, mas investigadores na Austrália chegaram a fracas conclusões acerca do conselho “beba muita água” em caso de constipação. É sempre importante manter-se hidratado, mas mais do que o normal provou ser pouco conclusivo. Sugerimos que preste atenção às suas necessidades e sinais de desidratação – a cor da urina, sinais de sede ou lábios secos.

 

  1. E a famosa canja de galinha?

Pode ser boa ideia! Cientistas do Nebraska Medical Center, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão que uma boa canja pode acelerar alguma atividade anti-inflamatória, o que ajuda sempre a lutar contra gripes e constipações. E se uma boa canjinha lhe dá aquela sensação de conforto num dia mais frio, sou completamente a favor.

 

  1. E o mel? Uma colher por dia?

Foi realizada uma experiência científica em 2007 que compara o mel a um supressor de tosse da farmácia. O resultado foi surpreendente – o mel teve melhores resultados. Em 2014, um estudo reviu essa experiência e concluiu que, embora não haja provas suficientes de que o mel, em doses regulares, alivie uma tosse irritante, um uso esporádico sempre ajuda qualquer coisa. Pelo que podemos então tomar sempre que sentirmos a garganta mais irritada.

 

  1. Trocar café pelo chá verde

Trocar o seu café por chá verde pode ajudar, mas não espere uma solução mágica. Um estudo em  2007 realizado em adultos saudáveis teve como objetivo descobrir se a camellia sinensis, um componente do chá verde, reduz a incidência de constipação e gripe. Os resultados indicaram que, entre os indivíduos que tomaram o chá, houve 32,1% menos sintomas de constipação, 22,9% menos doenças confirmadas e 35,6% menos dias de sintomas em comparação com os que continuaram a beber café. Chá verde – e por que não?

 

  1. Alimente-se bem!

Vários estudos comprovaram que o Zinco pode servir como um bom agente contra a constipação e doenças invernais, pois controla a inflamação e ajuda na reparação de feridas. A pesquisa até ao momento foi feita sobre suplementos. Mas, se pretender aumentar a sua ingestão naturalmente, coma ostras, marisco, carnes brancas, legumes,  nozes, sementes e grãos integrais.

Os probióticos podem também ser bastante úteis nesta situação. As “boas bactérias”, geralmente utilizadas para equilibrar o sistema digestivo, podem prevenir infeções do trato respiratório.

10. D + C igual a vitaminas importantes

E quanto à vitamina D? Um estudo descobriu que as crianças que tomaram um suplemento de vitamina D eram 40% menos propensas a ter o vírus gripe do que as crianças que não o fizeram. Outra pesquisa descobriu que os adultos com baixos níveis de vitamina D eram mais propensos a ter uma tosse, constipação ou infecção respiratória do que adultos com níveis saudáveis. Aproveite, pelo menos, 10 minutos de sol por dia. A vitamina D está ainda disponível em forma de suplemento e presente em alimentos como carnes, gemas de ovos e peixes como o salmão e o atum.

E finalmente: A vitamina C é realmente importante para lutar contra a constipação? Um estudo em 2013 concluiu que o consumo regular de suplementos de Vitamina C ajuda a diminuir a duração e a intensidade de constipações. A sua eficácia estende-se ainda ao combate de infeções respiratórias/pneumonia.
Fontes? Alimentos como os citrinos, couves, tomates, pimentões e papaia.

 

Comentários

comentários