Um presente de Natal antecipado

No mês passado fui conhecer a Loja das Tábuas, no Porto, e vejam só o presente de Natal que generosamente me enviaram: tábuas personalizadas com os nomes da família. Maravilhoso! Muito obrigada, Loja das Tábuas!

No Porto, há um local que se destaca por vender as tábuas de madeira que conhecidos chefs de cozinha usam. Mais precisamente, um deles, um dos mais famosos do mundo, Jamie Oliver, utiliza estas tábuas feitas em Portugal e que estão à venda na Loja das Tábuas.

Quem por lá passa não fica indiferente ao fantástico trabalho em madeira e eu não fui exceção. São tábuas de todos os modelos e tamanhos que dão vontade de as levarmos imediatamente para a nossa mesa. E agora eu, graças à amabilidade dos responsáveis da Loja das Tábuas, já as tenho em casa. Eu e toda a família. Até o meu cantinho digital teve direito a uma tábua personalizada.

A ideia do negócio é de Raquel Gomes e Alfredo Costa, responsáveis da agência e boutique gráfica Busílis da Comunicação. Os dois trouxeram estas tábuas para o Porto e criaram a marca Loja das Tábuas, que se dedica à criação e comercialização de produtos de madeira e derivados da natureza. Embora a especialidade da casa seja as tábuas em madeira, “esta marca disponibiliza todos os produtos da Tabuada do Chef, que incluiu mais de 60 modelos de diferentes tábuas de servir, pratos, taças, almofarizes e caixas em madeira”, explica Raquel Gomes, sublinhando que “estas peças são produzidas em Portugal, em madeira de oliveira, de carvalho ou de pinho”.

A Loja das Tábuas oferece também diversos acessórios em cortiça e uma linha de facas. O mais incrível é que todos os produtos são personalizáveis a laser, tornando cada peça adquirida única e uma opção de presente bem trendy para quem gosta de cozinhar ou de comer. Nós adorámos as nossas tábuas!

Uma história peculiar

As famosas tábuas de madeira são feitas em Pernes, na região de Santarém, na fábrica do senhor Raúl Violante, um tradicional fabricante de tábuas e outros objetos de madeira, que viu por vários anos o seu negócio decair, em virtude do aparecimento das tábuas de plástico e materiais menos resistentes e mais baratos. No entanto, tudo mudou em 2013, quando um importador britânico responsável pelas compras do chef Jamie Oliver andava à procura de tábuas para serem utilizadas pelo famoso chef e encontrou a Gradirripas, a fábrica do Sr. Violante.

Jamie Oliver, não só se encantou por estas tábuas, como encomendou vários modelos exclusivos para serem usados nos seus restaurantes e ainda vendidos no seu site. Depois disto, a fábrica de Raúl Violante renasceu. Ele voltou a contratar vários trabalhadores da região, que já tinham experiência no trabalho em madeira e, além de Inglaterra e Portugal, vende também para outros países.

Os donos da Busílis da Comunicação adoraram esta história e as tábuas do senhor Violante. Por isso, quando há 4 anos, num dia de muita chuva, durante uma feira em São João da Madeira, ele os desafiou a levar as suas tábuas para a boutique gráfica no centro histórico do Porto, aceitaram. E fizeram muito bem, pois, como conta Raquel, “da improbabilidade de uma boutique gráfica ter à venda tábuas de madeira próprias para preparar e cortar alimentos, servir enchidos e queijos num jantar com amigos ou fazer um empratamento diferente, nasceu a marca própria Tabuada do Chef e depois as lojas”.

Atualmente, a marca conta com dois espaços no centro histórico do Porto. A loja mais recente foi inaugurada em outubro e situa-se no Palácio das Artes, um imponente edifício classificado como Património Urbanístico da Humanidade pela UNESCO.

Comentários

comentários