O Pai Natal… está a chegar! :)

Confesso que são poucos os doces na minha mesa de Natal. Se fosse pelos gastos da nossa família em sobremesas, o açúcar tinha os dias contados e ia à falência 🙂 Além de um cheesecake, pouco ou nada mais. O meu tempo na cozinha será dedicado a pratos principais: ameijoas, polvo… O que não impede que pesquise na internet estas ideias de chefs e bloggers cheios de bom gosto!  

Biscoitos de açúcar de Natal

O Pai Natal... está a chegar! :) Biscoitos-de-açúcar-de-Natal

Fotografia: Delish.com

Ingredientes:

1 chávena de manteiga
½ chávena açúcar
1 ovo grande
1 colher de sopa de extrato de baunilha
3 chávenas de farinha
½ colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal

Cobertura decorativa
Cristais de açúcar grosso, pérolas de açúcar de prata e enfeites festivos (decorações opcionais)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 176 graus.

Numa tigela grande, bata a manteiga e o açúcar, com a batedeira em baixa velocidade, até que a mistura fique homogénea. Depois aumente a velocidade e bata até ficar leve e cremosa.

Acrescente o ovo e o extrato de baunilha enquanto bate o preparado em baixa velocidade. Junte a farinha, o fermento em pó e o sal, batendo até estar tudo bem misturado.

Divida a massa em 4 partes iguais e molde-a, achatando-a até esta ficar em forma de um disco.

Enrole cada disco com película aderente e leve-a ao frigorífico por 1 hora ou até que o preparado esteja firme o suficiente para conseguir usar o rolo da massa. Se preferir, pode colocar a mistura no congelador durante 30 minutos.

Espalhe um pouco de farinha numa superfície limpa e, com o rolo da massa, estique um pedaço de massa, deixando-o com cerca de 3 milímetros de espessura.

Com cortadores de bolachas, corte a massa em tantos biscoitos quanto possível; enrole as sobras em película aderente e coloque no frigorífico.

Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando 2 centímetros de intervalo entre cada uma delas, e leve ao forno durante 10 a 12 minutos ou até ficarem levemente douradas.

Quando terminado, transfira os biscoitos para outro tabuleiro ou travessa e deixe arrefecer. Repita com a massa restante.

Coloque a cobertura nos biscoitos e reserve cerca de 1 hora para que seque completamente.

Reserve as bolachas num tupperware fechado a temperatura ambiente até 2 semanas ou no congelador até 3 meses.

Receita de Brownies de Rena

O Pai Natal... está a chegar! :) Receita-de-Brownies-de-Rena_red

Fotografia: Taste of Home

Ingredientes:

115 gramas de chocolate de culinária picado
3/4 chávena de manteiga
3 ovos grandes
2 chávenas de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 colher de chá de sal
1 chávena de farinha
1 lata (450 gramas) de cobertura de chocolate
48 confetis olhos de açúcar ou algo para fazer olhos das renas
24 gomas vermelhas
48 pretzels em miniatura

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 350°C.

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel alumínio, deixando as extremidades um pouco de fora. Unte o papel de alumínio com manteiga.

Derreta no micro-ondas o chocolate e a manteiga. Mexa até ficar homogéneo e deixe arrefecer.

Bata os ovos, o açúcar, a baunilha e o sal até todos os ingredientes se misturarem. Depois junte este preparado com a mistura de chocolate.

Acrescente gradualmente a farinha, envolvendo-a bem. Coloque o preparado num tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos, ou até que a massa comece a transbordar do tabuleiro.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Entretanto, com a ajuda do papel alumínio, retire os brownies do tabuleiro e espalhe a cobertura sobre o topo. Corte a massa em 12 quadrados e cada quadrado num triângulo. Coloque os confetis olhos de açúcar e os pretzels para fazer a cara das renas. Esta receita faz duas dúzias de brownies.

Receita de “Pão” Natal Dourado

O Pai Natal... está a chegar! :) Receita-de-“Pão”-Natal-Dourado_red

Fotografia: Taste of Home

Ingredientes:

4 chávenas de farinha de pão
1/2 chávena de açúcar
2 pacotes (7 gramas cada) fermento ativo
1 colher de chá de sal
1/2 copo de leite
1/4 copo de água
1/4 de chávena de manteiga, em cubo
2 ovos
2 passas
2 gemas de ovo
2 a 3 gotas de corante vermelho

Preparação:

Numa tigela grande, misture 2 chávenas de farinha, o açúcar, o fermento e o sal.

Numa panela pequena, aqueça o leite, a água e a manteiga a 120°C – 130°C.

Em seguida, adicione o preparado aos ingredientes secos e bata apenas até ficar uma massa humedecida.

Acrescente os ovos, batendo tudo até obter uma mistura homogénea. Misture a restante farinha até formar uma massa consistente e rígida.

Deite essa massa numa superfície enrolada e amasse-a durante cerca de 6-8 minutos, até que fique lisa e elástica.

Coloque o preparado numa tigela untada com manteiga, mexendo-a uma vez para engordurar a parte superior da massa. Cubra com um pano ou película aderente e reserve a massa num lugar quente, por cerca de 1 hora, deixando-a crescer até ficar o dobro do tamanho.

Depois desse tempo, amasse bem a massa. Deite-a numa superfície polvilhada com farinha e divida-a em duas porções, uma ligeiramente maior do que a outra.

Molde a porção maior num triângulo alongado com cantos arredondados para fazer a cabeça e o chapéu de Pai Natal.

Divida a parcela menor de massa ao meio. Molde uma das metades numa barba: usando uma tesoura ou um cortador de pizza, corte a massa em tiras até obter um comprimento de 7 centímetros. Coloque-a sobre o rosto do Pai Natal, torça e enrole as tiras como desejar.

Use a massa restante para fazer o bigode, o nariz, o pompom e a borda do chapéu. Molde uma porção de massa num bigode; aplique e corte as extremidades em tiras pequenas com a tesoura. Coloque por cima da barba. Faça uma bola pequena com a massa e meta-a em entre o bigode e o nariz. Dobre a ponta do chapéu e adicione outra bola para fazer o pompom do chapéu. Deslize um pedaço de massa estreita para criar a aba do gorro.

Com uma tesoura, corte duas fendas para os olhos e insira as passas nas fendas. Em tigelas separadas, bata a gema de cada ovo. Adicione o corante alimentar vermelho a uma das gemas e pincele cuidadosamente o chapéu, o nariz e as bochechas. Depois pincele a gema sem corante sobre a massa restante.

Cubra o tabuleiro frouxamente com papel de alumínio e leve ao forno a 350°C, durante 15 minutos. Retire o papel de alumínio e deixe assar por mais 10-12 minutos ou até a massa dourar.

Eggnog

O Pai Natal... está a chegar! :) shutterstock_712382818_red

Fotografia: Shutterstock

Ingredientes:

4 chávenas de leite
5 cravinhos inteiros
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de canela moída
12 gemas de ovo
1 e 1/2 chávenas de açúcar
2 e 1/2 chávenas de rum leve
4 chávenas de natas
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de noz-moscada moída

Preparação:

Misture o leite, o cravinho, 1/2 colher de chá de baunilha e canela numa panela e aqueça em lume brando durante 5 minutos.

Mexa lentamente a mistura até ferver.

Numa tigela grande, adicione as gemas e o açúcar, batendo até que fiquem macios. Acrescente lentamente o preparado de leite quente na gemada e despeje esta mistura numa panela.

Cozinhe em lume médio, mexendo constantemente durante 3 minutos ou até a mistura engrossar. Não deixe ferver. Retire os dentes de cravinho e deixe arrefecer durante cerca de uma hora.

Misture o rum, as natas, 2 colheres de chá de baunilha e noz-moscada. Refrigere durante a noite antes de servir.

Comentários

comentários