Baleia salva bióloga marinha de ataque de tubarão de mais de 4 metros

Baleia salva bióloga de tubarão

Quando os animais nos protegem

Uma baleia com instinto de herói. Nan Hauser, bióloga marinha, foi salva de ataque de um tubarão tigre com mais de 4 metros de comprimento. Esta é a primeira vez que se testemunha uma baleia a salvar um ser humano, havendo já registo de baleias-jubarte, ou baleias-corcunda, que salvam outros animais de ataques de predadores, por aparente altruísmo.

 

O vídeo incrível surgiu esta quarta-feira e tornou-se rapidamente viral. A bióloga foi protegida pela baleia ao ser empurrada enquanto mergulhava e outra baleia afastava o tubarão com a cauda. Nan Hauser chegou a ser totalmente levantada pela baleia de 22 toneladas para fora de água, ficando fora do alcance do tubarão.

Nan, de 63 anos, acredita que o vídeo é uma prova do instinto das baleias para proteger outras espécies. A nativa das Ilhas Cook disse: “Eu não tinha certeza do que pretendia a baleia quando se aproximou de mim e não parava de me empurrar. Fiquei com algumas nódoas negras. Mergulho com baleias há 28 anos e nunca tinha visto uma baleia tão insistente em tentar proteger-me sob a sua enorme barbatana peitoral.”

Para evitar ficar debaixo da “asa” do animal e afogar-se, Nan procurou afastar-se pois este é um magnífico animal de grande força e envergadura. “Se me empurrasse com força a mais ou me atingisse com as barbatanas ou cauda, corria o risco de partir alguns ossos e ferir  órgãos. Não podia entrar em pânico, pois sei que eles sentem o medo. Fiquei calma durante algum tempo mas calculava que este encontro pudesse ter um final fatal.”

“Sinto uma grande proximidade com estes animais,” explica a bióloga. “Apesar da minha inquietação, tentei manter a calma e descobrir como afastar-me. Nunca tirei os meus olhos da baleia, por isso é que não vi o tubarão imediatamente.”

Nan espera que este vídeo corra o mundo e traga mais consciencialização sobre esta espécie de baleias com instinto protector. “Elas realmente exibem um sentido de altruísmo – às vezes ao custo da sua própria vida.”

Depois de Nan subir ao barco, em segurança, a baleia emergiu à superfície para assegurar-se de que a mergulhadora estava salva. “Adoro-te a ti também!” vê-se a bióloga a gritar, grata.

Comentários

comentários