“Ele e Ela” – Para sempre na nossa memória

Eu tinha 4 anos quando Madalena Iglésias venceu o Festival RTP 1966 com esta canção, “Ele e Ela”, de Carlos Canelhas. Madalena morreu hoje, terça-feira, aos 78 anos, numa Clínica, em Espanha. Mas a sua música viverá para sempre. Saberemos sempre quem ela é…

“Ao escolher a minha profissão/vocação, procurei cumpri-la sempre com rigor e muita dignidade” – Madalena Iglésias

“Sei quem ele é…”
Após obter o primeiro lugar no Festival RTP, com 81 pontos, a música teve tanto sucesso que foi editada em Espanha, França e Holanda.

Madalena Iglésias nasceu em Lisboa, no bairro de Santa Catarina, estudou no Conservatório e na Escola do Canto, e com apenas 15 anos, entrou para o Centro de Preparação de Artistas da Rádio da Emissora Nacional.

Além da música, estreou-se no cinema, em 1964, em “Uma hora de Amor”, de Henrique Campos.

Em todo o seu percurso, sobressaem as distinções: várias vezes eleita “Rainha da Rádio”, Madalena, recebeu em 1990 o Prémio Prestígio “Símbolo de uma Época”, da Casa da Imprensa, em Lisboa. Lá fora,  entre outros reconhecimentos, foi-lhe atribuído o Diploma da Imprensa Internacional, no Rio de Janeiro, em 1968.

Em 2008, Madalena participou em “Num País Chamado Simone”, espectáculo onde cantou “No Teu Poema”, para comemorar os 50 anos de carreira de Simone de Oliveira.

Muitas homenagens lhe foram feitas. Uma delas, em  2014, descreve muito bem a intérprete. O Casino da Figueira, na Figueira da Foz, considerou que “Madalena Iglésias foi das mais fulgurantes cantoras portuguesas”.

Comentários

comentários